Que os Rosados dominaram por décadas o cenário político de Mossoró é um fato conhecido por todos os mossoroenses. Na conjuntura atual podemos observar uma família que diante ao afastamento imposto pelo povo nas últimas eleições, busca o retorno ao poder a qualquer custo. Esse fato traduz a negatividade imposta pela grande maioria dos meios de comunicações da cidade, onde a enfatização dos aspectos negativos se sobrepõem a noticiar de forma imparcial o cotidiano.
A batalha pelo regresso ao trono é travada, nas maiorias das vezes, de forma inescrupulosa, nos levando a um cenário da idade média, em meio ao século 15, tornando o pensamento de Maquiavel cada vez mais contemporâneo.
"Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela" (Nicolau Maquiavel). Essa máxima traduz muito do que estamos vivendo hoje em nossa cidade.
Hoje temos uma família que se encontra quase na sua totalidade afastada dos cargos políticos, seja em Mossoró, seja no estado. E como em qualquer monarquia tradicional da idade média as cartas estão postas e o vale tudo para ascenção ao poder foi iniciado.
Denegrir é a palavra chave dessa busca desenfreada. Não importando se os maiores prejudicados com essa prática é o próprio povo. Não precisa ser um estudioso para saber que os meios de comunicação local são, em sua grande maioria, de propriedade ou tem ligações estreitas com a família Rosado.
Então basta fazer uma leitura crítica dos noticiários, sejam eles escritos, radiofônicos ou televisivos para podermos constatar que uma caça as bruxas foi lançada, uma verdadeira inquisição midiática vem tomando conta de nossa cidade.
Noticiam problemas congênitos de décadas como se fossem um feito da atual gestão. Tentam desvincular a responsabilidade do que hoje vivemos daqueles que administraram por décadas, mascarando uma realidade existente e não buscando a raiz do problema, que em Mossoró tem sobrenome - Rosado.
Não buscam fazer uma análise coerente dos fatos, historicizando e mostrando que se hoje nossa cidade enfrenta tantas dificuldades é o reflexo de administrações que nunca planejaram o futuro de nossa cidade. Não mostram que, os que hoje orquestram essa enxurrada de noticiários negativos em uma escalada desenfreada de retorno ao poder, são os mesmos que em tempos não muito distantes dominaram politicamente nossa urbe, não resolvendo problemas que vieram avançando por décadas.
É fato que uma mentira muitas vezes repetidas toma tom de verdade e que palavras soltas e propagadas sem base e fundamentação ecoam com mais facilidade, pois essa prática não preocupa a quem reproduz buscar os motivos reais ou discutir a fundo as questões envolvidas.
É comum interpelarmos um cidadão qualquer na rua e perguntarmos sobre nossa cidade e ele dizer que a saúde está um caos. Reprodução clara do que é noticiado. Mas quando aprofundamos o debate, vemos que na verdade não passa de uma retórica construída sem fundamentação ou solidez. E que, o mesmo cidadão quando questionado, passa a ver a realidade com outros olhos e enxergar os fatos de maneira mais clara, inclusive concordando com o que está sendo posto.
Portanto, a sociedade é a mola propulsora das transformação, e, essa de tempos em tempos toma atitudes como a que foi tomada em nossa cidade, extirpando o que ela acredita ser o mal que a está impedindo o seu progresso.
Os detentores do poder que são postos à margem do processo de forma democrática, nunca ficam satisfeitos e buscam a qualquer custo mostrar que as escolhas feitas foram erradas. Em outras palavras, tentam mostrar que o povo não sabe escolher e que a melhor via são eles no poder é a manutenção do estatus co, os mesmos que por décadas não conseguiram materializar a vontade do povo e que são os principais responsáveis pela situação vigente.
Em outras palavras, quando se tenta atingir a atual administração o que está travestido por trás disso é um atentado direto ao próprio povo mossoroense. Tenta-se a qualquer custo mostrar que as escolhas feitas foram erradas, que o povo não sabe escolher. Que as mudanças são ineficazes e que o melhor é o que outrora foi afastado; pois, como dizia Maquiavel "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".
Nenhum comentário:
Postar um comentário