A leitura da Mensagem Anual do Executivo foi marcada pela sensibilidade do Prefeito Francisco José Júnior junto aos transplantados.
No primeiro momento o Prefeito sensibilizou-se com a causa dos transplantados que faziam uma manifestação pacífica em frente a Câmara Municipal de mossoró. Essa manifestação deu-se pela paralização do serviço de transporte que levava periodicamente esses pacientes a Fortaleza/CE para realização dos procedimentos médicos desses usuários.
Logo que soube da presença dessas pessoas na calçada da Câmara ele, o prefeito, entrou em contato com o presidente da Casa, o Vereador Jório Nogueira, pedindo para que o mesmo convidasse a comitiva a entrar e os colocasse em uma sala com acomodações melhores até que ele chegasse para conversar com o grupo.
Assim feito, com a chegada do prefeito a Casa do Povo, iniciou-se uma reunião onde participaram ele, o Prefeito, a Secretária de Saúde Leodise Cruz e uma comitiva de vereadores. A reunião transcorreu num clima harmônico, onde após escutarem as reivindicações dos usuários, o Prefeito Francisco José Júnior explicou que a paralização na oferta do serviço deu-se por determinação do Ministério Público através de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC assinado pela Prefeitura Municipal de Mossoró.
O Ministério Público tem o entendimento que o serviço oferecido deve ser ofertado pelo Governo do Estado ficando o município impedido de realizar o mesmo; pois os serviços de média e alta complexidade na área da saúde devem ser custeados pelos governos estadual e/ou federal.
Mesmo com o impedimento o prefeito, sensibilizado com a situação, se comprometeu em manter o serviço até o final do mês, tempo esse para que o governo do Estado tome as devidas providência para o ajuste e a continuidade do serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário