segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Plenário da Câmara promete para próxima sessão



O plenário da Câmara Municipal de Mossoró promete para a próxima sessão do dia 01 de março um cenário de investiduras contra a ação dos policiais estaduais do trânsito que resultaram na prisão do edil Tomaz Neto (PDT) por constatação de embriaguez ao volante, conforme noticiou o portal Mossoró Hoje.

Vários serão os desdobramentos, vamos esperar e constatar!

UnP realizará simulação de emergência no Campi Mossoró



A Universidade Potiguar - UnP realizará em março simulações de emergência em todas as Unidades, possibilitando minimizar os impactos negativos em possíveis casos reais de necessidade.

A Unidade de Mossoró passará por uma simulação de incêndio em que brigadistas já treinados pela UnP conduzirão a situação conforme orientações prévias. O simulado é um exercício prático de abandono da edificação que consiste na retirada de pessoas de uma forma ordenada, para que em possíveis ocasiões reais de incêndio haja a remoção rápida e segura de toda a população. Este procedimento, parte integrante do Plano de Emergência da Laureate, é recomendado para atender a legislação interna.

O treinamento fornecerá orientações importantes sobre como reagir corretamente em situações de emergência na Universidade ou em qualquer lugar.

Inscrições para o projeto Bola da Vez encerram próximo dia 02



O projeto bola da vez foi desenvolvido através de uma parceria entre a UFERSA e a UERN. O objetivo do programa é a promoção da saúde dos universitários e servidores das duas instituições de ensino através da prática do futebol.

As inscrições estão abertas até quarta-feira, dia 2 de março, no Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer – NAFEL da Faculdade de Educação Física na UERN, com o início das atividades previstas já para o dia 3 de março.

Os estudantes e servidores interessados em participar devem comprovar o vínculo institucional com uma das duas Universidades e apresentar documentos de identificação para a inscrição (Carteira de Identidade e CPF) e um comprovante de residência. No ato da inscrição também será realizada uma avaliação da composição corporal e nível de aptidão física do candidato.

Abertas matrículas institucional e curricular nos cursos de graduação da UERN



O sonho de cursar uma faculdade está mais perto para os que foram convocados pelo edital com a lista dos convocados em segunda chamada, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2016), para realização das matrículas institucional e curricular nos cursos de graduação da UERN.

Os candidatos convocados em lista de espera da segunda chamada para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo de 2016 deverão ficar atentos e requerer matrícula institucional nos dias 01 e 02 de março de 2016.

O aluno matriculado institucionalmente deverá matricular-se obrigatoriamente em, pelo menos, um componente curricular. A matrícula curricular será realizada, exclusivamente, na forma on-line.

As datas e os procedimentos para efetivação da matrícula curricular dos convocados para o primeiro semestre de 2016 serão publicados em edital próprio no dia 04 de março de 2016. Já para o segundo semestre letivo de 2016, a publicação do edital será no dia 12 de abril de 2016.

TSE fará teste público de segurança em urnas eletrônicas


Nos próximos dias 8, 9 e 10 de março o TSE dará início ao Teste de Segurança Pública - TPS em suas urnas eletrônica. O sistema de votação eletrônica é tido como um dos mais seguros do mundo, além de contar com uma grande agilidade nas apurações.

Foram selecionados os 13 investigadores, sendo uma participação individual e quatro grupos, que tiveram os seus planos de testes previamente avaliados e aprovados pela Comissão Reguladora do TPS 2016. A maioria deles possui algum título em informática, graduação, especialização, mestrado ou doutorado.

Durante os três dias de teste, os investigadores terão acesso, por meio de ações controladas, aos softwares da urna eletrônica e sistemas correlatos, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar sugestões de melhoria.

O Teste Público de Segurança 2016 do Sistema Eletrônico de Votação poderá ser acompanhado pela imprensa nacional e internacional. Os jornalistas interessados deverão se inscrever até o dia 7 de março, por meio de formulário online específico que está disponível no endereço a baixo.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

O cheirim tá é bom!



Hoje presenciei um fato que não deixa de ser engraçado. Conversando com um popular, ele me relatou que as sessões na Câmara Municipal de Mossoró estão cada vez mais difíceis de serem assistidas in loco.

O amigo me relatou que como se não bastassem as discussões repetidas e muitas vezes enfadonhas, quando dá por volta de meio dia é que a coisa fica séria, ele disse que além de ter que aguentar as trocas de farpas, o cheiro de comida que invade o plenário proveniente de uma portinha por trás do presidente deixa a pessoa totalmente desnorteada.

E frisou: "eles fazem comida lá com o nosso dinheiro?! Porque não licitam uma lanchonete para eles pagarem do próprio bolso?!"

Fica registrado! Mas que não deixa de ser engraçado não deixa.

O poder, a ambição e o povo



Que os Rosados dominaram por décadas o cenário político de Mossoró é um fato conhecido por todos os mossoroenses. Na conjuntura atual podemos observar uma família que diante ao afastamento imposto pelo povo nas últimas eleições, busca o retorno ao poder a qualquer custo. Esse fato traduz a negatividade imposta pela grande maioria dos meios de comunicações da cidade, onde a enfatização dos aspectos negativos se sobrepõem a noticiar de forma imparcial o cotidiano.

A batalha pelo regresso ao trono é travada, nas maiorias das vezes, de forma inescrupulosa, nos levando a um cenário da idade média, em meio ao século 15, tornando o pensamento de Maquiavel cada vez mais contemporâneo.

"Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela" (Nicolau Maquiavel). Essa máxima traduz muito do que estamos vivendo hoje em nossa cidade.

Hoje temos uma família que se encontra quase na sua totalidade afastada dos cargos políticos, seja em Mossoró, seja no estado. E como em qualquer monarquia tradicional da idade média as cartas estão postas e o vale tudo para ascenção ao poder foi iniciado.

Denegrir é a palavra chave dessa busca desenfreada. Não importando se os maiores prejudicados com essa prática é o próprio povo. Não precisa ser um estudioso para saber que os meios de comunicação local são, em sua grande maioria, de propriedade ou tem ligações estreitas com a família Rosado.

Então basta fazer uma leitura crítica dos noticiários, sejam eles escritos, radiofônicos ou televisivos para podermos constatar que uma caça as bruxas foi lançada, uma verdadeira inquisição midiática vem tomando conta de nossa cidade. 

Noticiam problemas congênitos de décadas como se fossem um feito da atual gestão. Tentam desvincular a responsabilidade do que hoje vivemos daqueles que administraram por décadas, mascarando uma realidade existente e não buscando a raiz do problema, que em Mossoró tem sobrenome - Rosado.

Não buscam fazer uma análise coerente dos fatos, historicizando e mostrando que se hoje nossa cidade enfrenta tantas dificuldades é o reflexo de administrações que nunca planejaram o futuro de nossa cidade. Não mostram que, os que hoje orquestram essa enxurrada de noticiários negativos em uma escalada desenfreada de retorno ao poder, são os mesmos que em tempos não muito distantes dominaram politicamente nossa urbe, não resolvendo problemas que vieram avançando por décadas.

É fato que uma mentira muitas vezes repetidas toma tom de verdade e que palavras soltas e propagadas sem base e fundamentação ecoam com mais facilidade, pois essa prática não preocupa a quem reproduz buscar os motivos reais ou discutir a fundo as questões envolvidas.

É comum interpelarmos um cidadão qualquer na rua e perguntarmos sobre nossa cidade e ele dizer que a saúde está um caos. Reprodução clara do que é noticiado. Mas quando aprofundamos o debate, vemos que na verdade não passa de uma retórica construída sem fundamentação ou solidez. E que, o mesmo cidadão quando questionado, passa a ver a realidade com outros olhos e enxergar os fatos de maneira mais clara, inclusive concordando com o que está sendo posto.

Portanto, a sociedade é a mola propulsora das transformação, e, essa de tempos em tempos toma atitudes como a que foi tomada em nossa cidade, extirpando o que ela acredita ser o mal que a está impedindo o seu progresso.

Os detentores do poder que são postos à margem do processo de forma democrática, nunca ficam satisfeitos e buscam a qualquer custo mostrar que as escolhas feitas foram erradas. Em outras palavras, tentam mostrar que o povo não sabe escolher e que a melhor via são eles no poder é a manutenção do estatus co, os mesmos que por décadas não conseguiram materializar a vontade do povo e que são os principais responsáveis pela situação vigente.

Em outras palavras, quando se tenta atingir a atual administração o que está travestido por trás disso é um atentado direto ao próprio povo mossoroense. Tenta-se a qualquer custo mostrar que as escolhas feitas foram erradas, que o povo não sabe escolher. Que as mudanças são ineficazes e que o melhor é o que outrora foi afastado; pois, como dizia Maquiavel "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Prefeito Francisco José Júnior faz a lição de casa


A muito não se via em Mossoró uma ação tão coordenada na tentativa de descredibilizar uma gestão como podemos presenciar hoje. Nossa cidade, como bem sabemos, traz vícios que datam de mais de 70 anos, vícios esses que se encontravam enraizados nas entranhas do executivo e do legislativo local.

Fazendo uma breve retrospectiva a situação do legislativo, àquela época não era diferente da situação com a qual o Prefeito Francisco José Júnior se deparou na Prefeitura. Quando o então vereador, hoje prefeito, assumiu a presidência daquela casa numa eleição histórica, onde pela primeira vez foi eleito um presidente contra os interesses do palácio, a situação não era diferente. A Câmara encontrava-se em uma situação de penúria, descredibilidade e desvalorização dos servidores de carreira daquela instituição.

O então presidente da época não se amedrontou, arregaçou as mangas e com muito trabalho conseguiu restituir a imagem do legislativo. Os fornecedores começaram a receber em dia, os salários dos servidores foram antecipados e o diálogo permanente com o sindicato trouxe inúmeros ganhos para os servidores efetivos, inclusive o primeiro concurso da história daquela instituição e a normatização para contratação de cargos comissionados. Isso somado a uma série de outras medidas administrativas que modernizaram e ajustaram as finanças da Câmara Municipal.

Foi uma batalha árdua, mas as consequências foram as melhores possíveis para a população e para os futuros gestores. Uma Câmara Municipal operacional, transparente e enxuta, mas não foi em um passe de mágica, primeiro o então Presidente, Francisco José Júnior, teve que adotar medidas que não agradaram a muitos, cortando vícios e implementando um modelo de gestão sólida que possibilitou, aos presidentes que o sucederam conseguirem dar continuidade ao que ele iniciou.

Dessa forma fica notório que para fazer o Novo, se faz necessário quebrar as amarras do passado, trazendo esse tão somente como uma cartilha de consulta para que não sejam cometidos os erros do ontem. Nesse mote, o prefeito Francisco José Júnior fez a lição de casa mais uma vez. A frente do executivo, primeiro tratou de organizar a máquina pública para que se tornasse possível governar.

A falta de planejamento de gestões anteriores colocaram Mossoró numa corda bamba, onde cada passo deve ser meticulosamente dado para não comprometer a travessia. E assim vem sendo feito, um passo de cada vez, a atual gestão está planejando uma Mossoró que se torne sólida, com nichos econômicos capazes de suportar crises e projetar a cidade para um futuro promissor.

Em meio a essa conjuntura encontramos muitos que perderam privilégios buscarem nas críticas superficiais gerar fatos para descredibilizar a atual gestão. O que se torna preocupante, pois como dizia Winston Churchill: "Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir".

Vencido o primeiro momento, a atual gestão vem coordenando uma série de medidas conforme foi anunciado na mensagem anual ao legislativo. Medidas essas que vão da infraestrutura ao social. Atendendo reivindicações antigas da população e trazendo novos empreendimentos para a cidade.

Então como feito quando era presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o Prefeito Francisco José Júnior vem mais uma vez fazendo a lição de casa cujos desdobramentos logo ficarão visíveis para a população.

Dengue, chikungunya ou zika

Nos últimos oito dias o blog ficou sem atualizações devido a um minúsculo mosquito, o Aedes Aegypti, que me deixou literalmente na cama. Ainda sinto pequenos sintomas, mas longe do que passei, portanto a partir de hoje o Em Pauta volta com força total trazendo algumas observações sobre nossa amada Mossoró. Aos amigos deixo o muito obrigado pelas preocupações.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ameaça de falso phising tira blog do ar

Gostaria de pedir desculpas aos que vem lendo o nosso blog, mas ontem me vi impossibilitado de fazer novas postagens.

O problema vem sendo enfrentado por diversos blogueiros que utilizam o serviço do Blogger.  Uma nova ferramenta desenvolvida pela Google está fazendo detecção de falsos positivos e bloqueando diversos endereços.

Entrei em contato com a Google e hoje o blog voltou ao normal. Situação muito chata, mas providências estão sendo tomadas para que não aconteça mais.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CNJ determina investigação de vazamentos de processos sigilosos

André Richter - Repórter da Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (17) resolução que prevê a obrigatoriedade de abertura de investigação sobre vazamento de informações de processos que tramitam em segredo de Justiça, atendendo a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para preservar investigações em curso. De acordo com a norma, o juiz relator do processo que tramita em segredo deverá determinar imediatamente a apuração do vazamento.

A resolução complementa a Lei 9.296/96, conhecida como Lei das Interceptações Telefônicas, que prevê prazo máximo de 15 dias, renovável por igual período, para autorização judicial de grampos telefônicos. Com a nova norma, a investigação deverá conter a degravação completa das conversas relevantes para justificar a prorrogação do prazo, relatório completo sobre o resultado das investigações e as justificativas para renovação do prazo.

Operação Furacão

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (17) pedido de dois investigados na Operação Furacão, deflagrada pela Polícia Federal em 2007, para anular interceptações telefônicas utilizadas nas investigações. Por maioria de votos, os ministros entenderam que o habeas corpus, tipo de recurso usado pelos advogados para questionar as escutas, não vale para contestar o caso concreto dos acusados. A operação investigou uma organização criminosa que atuava na exploração de jogos ilegais e contava com a participação de magistrados e advogados, acusados de venda de sentenças.

Concurso para agente penitenciário

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência – SEGEP/MA, publicou edital para provimento de 100 vagas para agente penitenciário, os vencimentos iniciais são de R$ 3.283,56 com a carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados poderão se inscrever pelo site www.funcab.org no período de  22/02 a 20/03/2016. O valor da inscrição é de R$ 150,00. 

União Europeia anuncia investimento de 10 milhões de euros para combate ao zika



por Portal Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A União Europeia vai disponibilizar 10 milhões de euros para pesquisas científicas envolvendo o vírus zika. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (16), após reunião de embaixadores do grupo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Entidades de pesquisas brasileiras, como o Instituto Butantã e a Fiocruz, poderão participar do certame, que deve ter um edital publicado no próximo dia 15 de março.

"Esse é um fenômeno da globalização. Nenhum de nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta. E o Brasil deve contar com a União Europeia", disse João Gomes Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil.

Metas para 2016 preparam Mossoró para o hoje projetando-a para o futuro

As metas anunciadas pelo Prefeito Francisco José Júnior vão desde obras e infraestrutura às questões sociais tais como a conclusão e entrega das Estações Elevatórias dos bairros Belo Horizonte e Alto da conceição, que vão beneficiar uma grande região que é hoje uma das que mais gera poluição e  a Incrementação do Projeto Transformando Destinos, para combater o uso de drogas.

Para ver a mensagem na íntegra clique AQUI!

Prefeito faz balanço da gestão em mensagem ao Legislativo



Antes de falar sobre as metas e o planejamento para o ano de 2016, o Prefeito Francisco José Júnior fez um balanço da gestão. Levantou pontos como diminuição de cargos, secretarias e extinção das secretarias adjuntas; cortes de plantões e de horas extras excedentes, irregulares e sem critério; detecção e corte de funcionários fantasmas com entrega posterior ao Ministério Público de auditoria na folha de pagamento; contratação de médicos para sanar os problemas das UPAS; conclusão e abertura da UPA do BH; redução nos valores dos contratos da saúde sem perder a qualidade nos serviços; investimento no transporte público; municipalização do Nogueirão...

Frisou durante toda a leitura "Fizemos o certo? Sim! Agradamos a todo mundo? Infelizmente, parece que não! O que na visão desse humilde blogueiro foi um recado, nas entrelinhas, de que o clima que se tenta instaurar na mídia mossoroense é o efeito, dentre outros fatos, de muitas pessoas descontentes com as benesses cortadas pela atual gestão. Continuou com um recado claro e objetivo:

"Por isso, quem quiser apoiar este governo, o fará por acreditar que também é sua bandeira fazer o melhor para as pessoas. E fazer o melhor para os outros é esquecer de si mesmo. Quem só ajuda em troca de algo, não está definitivamente inserido na nova forma de governar".

"Continuaremos nos focando no exercício correto das funções de todos os servidores do município, afastando imediatamente todo e qualquer cargo comissionado que tenha mostrado falta de habilidade com a competência que lhe foi atribuída. Vamos continuar fazendo o certo, por mais que a compreensão só venha com o tempo. Que façamos o nosso melhor e que a compreensão venha no tempo de Deus".

Reconheceu que ainda há muito a ser feito, mas que os primeiros passos foram dados.

Leitura da Mensagem Anual foi marcada pela quebra do protocolo


Ao entrar no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, o Prefeito Francisco José Júnior tomou lugar a Mesa Diretora. Logo após a fala do Presidente da Casa, o Vereador Jório Nogueira e da leitura da mensagem religiosa pelo Vereador Flávio Tácito, o Prefeito de Mossoró tomou seu lugar ao púlpito onde começou a leitura da Mensagem do Executivo sob aplausos constantes das galerias e corredores que se encontravam lotados.

Em meio a leitura da mensagem uma das coisas que muito chamou atenção foi o pedido de aparte por parte do Vereador Tomaz Neto e acatado pelo presidente da casa. O prefeito de forma sóbria lembrou que durante mais de 15 anos de convivência naquela casa nunca tinha visto a Mensagem do Executivo ser aparteada, mas continuou ressaltando se essa era a vontade não haveria problemas.

Agora pasmem! O aparte pedido e concedido era tão somente para pedir uma cópia da mensagem do prefeito, o que, na visão desse humilde blogueiro, poderia ter sido feita a um dos assessores do prefeito, inclusive à Secretária de Comunicação que se fazia presente na sessão.

A Secretária de Comunicação, Luziária Machado, esclareceu que a Mensagem havia sido enviada em tempo hábil, porém a Câmara Municipal não reproduziu em tempo para repassar aos vereadores, justificativa acatada e ratificada pelo presidente da Casa. Fato sanado quando as cópias chegaram ao plenário.

Nesse momento o Prefeito Francisco José Júnior bem humorado ainda enfatizou: "já que o protocolo foi quebrado, vou aproveitar e fazer dois informes" e informou sobre as reuniões com os transplantados e com os terceirizados e logo após retomou a leitura.

Prefeito dialoga com terceirizados e assume compromisso de solucionar problemática até março

Ainda em diálogo o Prefeito Francisco José Júnior recebeu uma comissão de servidores terceiizados que se fazia presente na Câmara Muncipal. O prefeio entendeu as argumentações e explicou que diante a crise que estamos enfrentando o governo municipal entrou em um estado que teve que escolher entre atrazar os salários ou deixar de oferecer os serviços ecenciais principalmente na área da saúde.

Explicou ainda que por mais que sentisse a situação que essas famílias estão passando não poderia deixar de oferecer os serviços ecenciais, pois se optasse de forma contrária estaria estaria sentenciando muitas pessoas à morte sumariamente, de forma imediata. Pois deixaria que fossem suspensos serviços médicos como UTI's e partos.

Ao final da conversa disse que os recursos necessários para colocar os salários em dia estavam chegando a cidade; pois são provenientes dos royalts, que até março colocaria os salários em dia e a partir de março não haveria mais atraso nas folhas de pagamento da Prefeitura.

Leitura da mensagem anual do executivo é marcada pelo diálogo com o povo


A leitura da Mensagem Anual do Executivo foi marcada pela sensibilidade do Prefeito Francisco José Júnior junto aos transplantados.

No primeiro momento o Prefeito sensibilizou-se com a causa dos transplantados que faziam uma manifestação pacífica em frente a Câmara Municipal de mossoró. Essa manifestação deu-se pela paralização do serviço de transporte que levava periodicamente esses pacientes a Fortaleza/CE para realização dos procedimentos médicos desses usuários.

Logo que soube da presença dessas pessoas na calçada da Câmara ele, o prefeito, entrou em contato com o presidente da Casa, o Vereador Jório Nogueira, pedindo para que o mesmo convidasse a comitiva a entrar e os colocasse em uma sala com acomodações melhores até que ele chegasse para conversar com o grupo.

Assim feito, com a chegada do prefeito a Casa do Povo, iniciou-se uma reunião onde participaram ele, o Prefeito, a Secretária de Saúde Leodise Cruz e uma comitiva de vereadores. A reunião transcorreu num clima harmônico, onde após escutarem as reivindicações dos usuários, o Prefeito Francisco José Júnior explicou que a paralização na oferta do serviço deu-se por determinação do Ministério Público através de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC assinado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. 

O Ministério Público tem o entendimento que o serviço oferecido deve ser ofertado pelo Governo do Estado ficando o município impedido de realizar o mesmo; pois os serviços de média e alta complexidade na área da saúde devem ser custeados pelos governos estadual e/ou federal.

Mesmo com o impedimento o prefeito, sensibilizado com a situação, se comprometeu em manter o serviço até o final do mês, tempo esse para que o governo do Estado tome as devidas providência para o ajuste e a continuidade do serviço.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Abertura dos trabalhos legislativos



A Câmara Municipal de Mossoró retoma seus trabalhos na manhã de hoje (16), em ato solene que contará com a presença do Prefeito Municipal Francisco José Júnior, ocasião em que este fará a leitura da Mensagem do Executivo.

É um momento de grande expectativa, uma vez que se espera que o chefe do executivo faça um balanço do ano que se passou e principalmente aponte as metas para o ano que se inicia. A sessão ocorrerá logo mais na Câmara Municipal de Mossoró, na sala de sessões João Niceras de Morais.

Domínio Público

Domínio Público é uma biblioteca virtual que foi criada no intuito de se constituir como referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Ambiente criado em Software Livre conta com um acervo de textos, imagens, sons e vídeos que vão desde Leonardo Da Vinci a obra completa de Machado de Assis.

Você pode acessar esse patrimônio nacional e desfrutar de todo seu conteúdo através do endereço http://www.dominiopublico.gov.br. Vale a pena conferir!

Ufersa, UERN e IFRN finalizam preparativos para Mestrado em Ensino

O Pós-Ensino é um programa de Mestrado Acadêmico em Ensino que foi aprovado pela Capes em novembro do ano passado e tem como área de concentração o Ensino na Escola Pública com 3 linhas de pesquisas: Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Ensino de Línguas e Artes e Ensino de Ciências Naturais e Tecnológicas.

O Programa deve contar com 3 coordenadores, um de cada instituição. Da Ufersa, quem está a frente do programa é o professor Vicente de Lima Neto do campus de Caraúbas. Da UERN, o coordenador é o professor Jean Mac Cole e do IFRN, o coordenador do pós-ensino é o professor Albino Nunes.

O Mestrado será vinculado ao Câmpus da Ufersa de Caraúbas e serão ofertadas 20 vagas pelo programa, das quais 3 serão para servidores, sendo uma para cada instituição. Outras duas vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. A previsão é que edital de seleção seja liberado no dia 17 de março.

Processo seletivo da Ufersa

Acontecerá nessa segunda-feira (22) as provas para professores substitutos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que selecionará docentes nas áreas de Contabilometria (1); Resistência dos Materiais I (1); Termodinâmica Aplicada (1); Resistência dos Materiais I (1); Eletricidade Básica (1); Pesquisa Operacional (1).

Conforme normas do edital, as remunerações variam de R$ 2.764,45 a R$ 4.699,21, pelo desempenho de atividades em Regime de Dedicação Exclusiva.


Entrevistas para vagas nas residências universitárias terminam amanhã

Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou edital com a relação dos classificados para a entrevista no processo seletivo para preenchimento das vagas nas residências universitárias semestre letivo 2015.2.

As entrevistas ocorrerão hoje e amanhã 16 e 17 de fevereiro, na sede da DAE, localizada no Campus Central da UERN.

Inscrições para Pós-graduação em Bioquímica encerram hoje

A Coordenação do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), encerra hoje, terça-feira (16) as inscrições ao processo seletivo para candidatos a alunos especiais, semestre letivo 2016.1.

Serão ofertadas 20 vagas que serão divididas nas disciplinas: Animais de Laboratório: manejo ético (7 vagas), Tópicos em Imunologia (7 vagas) e Princípios da Biologia Molecular (6 vagas). 

As vagas estão sendo disponibilizadas aos portadores de diplomas de graduação da área de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, obtidos em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC. Os candidatos poderão se inscrever na secretária do Programa Multicêntrico que funciona na Faculdade de Ciências da Saúde.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Jornal da Câmara de Mossoró retorna suas atividades com novo âncora


O Jornal da Câmara de Mossoró retorna hoje suas atividades hoje (15), a grande novidade é a apresentação que ficará sobre o comando do Jornalista Gilberto de Sousa. Com vasta experiência na área jornalística esperamos que o novo âncora imprima uma nova dinâmica para o telejornal.

O Jornal da Câmara vai ao ar de segunda a sexta pelo canal 16 da TCM, das 18 às 19 horas sob a direção do Jornalista Regy Carter e comentários de Thurbay Rodrigues. O primeiro entrevistado nessa nova fase será o presidente da Câmara Municipal, o Vereador Jório Nogueira. O prefeito Francisco José Júnior será o entrevistado da edição que vai ao ar nessa sexta-feira (19).

Sucesso!

Inscrições para academia do ginásio Pedro Ciarline iniciam hoje


Autor: Fidel Nunes
Fotografia: Secom

A partir de hoje segunda-feira, 15, a academia de musculação do Ginásio Pedro Ciarlini estará com inscrições abertas para a temporada 2016. Para este ano estão sendo oferecidas 150 vagas. Assim como no ano passado, a academia vai funcionar em dois períodos, pela manhã das 6h às 9h e à tarde das 14h às 18h. As inscrições acontecem no próprio ginásio das 8h às 11h e das 14h às 17h. 

O valor da mensalidade, bem abaixo do preço do mercado, é um dos atrativos para quem deseja melhorar a forma física e levar uma vida mais saudável. A taxa cobrada é praticamente um valor simbólico para manutenção dos equipamentos. A mensalidade é de apenas R$ 30,00 para a comunidade em geral e R$ 15,00 para o servidor público municipal ou dependentes diretos dos servidores.

No ato da matrícula, todos os alunos passam por uma avaliação física, onde é medida a taxa de gordura corporal, o peso e a estatura. O aluno ainda precisa levar duas fotos 3x4 e uma avaliação médica confirmando a disponibilidade física para malhar. A cada período em que a academia estiver aberta, um profissional de educação física ficará responsável pela orientação dos alunos.

De acordo com Abraão Dutra, Secretário Executivo de Esporte e Lazer, a taxa de inscrição é paga no próprio ginásio, já a mensalidade é depositada em uma conta. A conta para depósito da mensalidade é Prefeitura Municipal de Mossoró; Agência: 0560; Operação: 006; Conta Corrente: 481-7. 

“Como o número de alunos é limitado, é importante que os interessados em ocupar uma vaga na academia do ginásio se inscrevam o quanto antes. Todos os alunos vão passar por uma avaliação física aonde será medido o índice de massa corporal. O educador físico passará a série de exercícios de acordo com a necessidade de cada um. O ginásio recebe alunos de várias idades e temos profissionais capacitados para atender a todos. É uma oportunidade muito boa para quem quer malhar com qualidade e gastar pouco”, comenta Abraão Dutra. 

Escola de Artes matricula alunos a partir hoje


Autor: Sabatta Soares
Fotografia: Raul Pereira

A Escola de Artes de Mossoró inicia seu período de matrículas a partir de hoje. A instituição ofertas cursos nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais para crianças, jovens e adultos.

Segunda e terça, 15 e 16, serão os dias de renovação das matrículas. Os novatos devem se inscrever de quarta a sexta, 17 a 19. As matrículas podem ser efetuadas das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para se inscrever, o aluno ou responsável deve apresentar uma foto 3x4, xerox de um documento de identificação e comprovante de residência. As aulas na Escola de Artes serão iniciadas no dia 29 de fevereiro.

Amantino Câmara sete décadas de luta pelo idoso



O Abrigo de Idoso Amantino Câmara vem a quase sete décadas numa luta incansável para atender idosos de Mossoró e região. Em 1941 o bispo da diocese de Mossoró, Dom Jaime de Barros Câmara, já via a necessidade de dar assistência as pessoas da terceira idade fundando então essa instituição que desde então vem cumprindo sua missão.

Durante toda sua existência o abrigo vem sobrevivendo de doações e parcerias. Hoje a realidade não é diferente e as necessidades são muitas, a ONG necessita de apoio na área Financeira, como controlar gastos e uso de cartões de crédito, na área de Recursos Humanos como selecionar profissionais capacitados para ajudar a instituição e principalmente de doações de material de limpeza, gêneros alimentícios e de ordem financeira.

Àqueles que desejarem ajudar com doações de roupas, alimentos e outros utensílios podem se dirigir a sede do abrigo que funciona na Rua Venceslau Braz, 415, Barrocas. Na Igreja São José. Já as de ordem financeira podem ser feitas através da Conta-Poupança: 50.000-0/ Agência: 0560-6/ Operação 013/ Caixa Econômica Federal.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

News 360 o semanário que veio para ficar




Hoje recebi o segundo exemplar do Jornal News 360. Material gráfico de primeira qualidade e recheado de profissionais sérios que tratam a notícia numa abordagem própria, transformando esse novo empreendimento numa realidade que veio para ficar. Parabéns ao amigo Gilberto e a toda a equipe. Vale conferir!

Operação Candeeiro pode ter novos desdobramentos


A operação Candeeiro pode ter novos desdobramentos ainda essa semana. O principal envolvido e apontado de liderar esquema milionário que desviou mais de 19 milhões de reais dos cofres do IDEMA, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, filho da ex-procuradora da Assembleia Legislativa Ritinha Mercês, devido ao isolamento sofrido vem ameaçando abrir o bico revelando nomes que teriam se beneficiado com o esquema e ainda não foram alcançados pelas investigações. 

Processo seletivo

O resultado do processo seletivo da saúde está disponível no Jornal Oficial de Mossoró através do link http://prefeiturademossoro.com.br/jom/jom343.pdf.

Saída de Mineiro move o tabuleiro na busca da liderança do governo

Com a saída do deputado Mineiro (PT) da liderança do governo na Assembléia Legislativa para cuidar da sua candidatura a prefeito começam as articulações para assumir a função. Os principais interessados em assumir o papel são Dison Lisboa e Galeno Torquato ambos do PSD. Caberá ao governador Robinson Faria decidir, ainda essa semana, o novo nome.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dia D de combate ao Aedes Aegypti em Mossoró conta com participação do Prefeito Francisco José Jr


A mobilização nacional contra o Aedes Aegypti aconteceu nesse sábado (13) em mais de 350 cidades brasileiras, a iniciativa busca alcançar mais de três milhões de residências em todo o País.

Em Mossoró o Prefeito Francisco José Júnior representando o Poder Público, junto as Forças de Segurança, Defesa Civil, Exército, Marinha, Ufersa e a população partiram na conscientização para a redução dos focos do Mosquito e consequentemente o combate a Dengue, Chicungunya e Zica Vírus.

A Prefeitura de Mossoró vem realizando ações continuas de combate ao mosquito e a população deve participar através da prevenção e quando necessário denunciar pelo número 3315-4833.

Encontro entre Papa e Patriarca Russo pede fim das perseguições a Cristãos no Oriente Médio


Após 962 anos um papa e um patriarca russo se encontram para tratar da divisão de quase um milênio entre as ramificações oriental e ocidental do cristianismo.

No encontro que ocorreu em Cuba o papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa Kirill trataram ainda da perseguição e morte de cristãos no oriente médio.

O tom político também tomou parte das discussões quando os líderes religiosos trataram de assuntos relacionados a Síria e a Ucrânia.

Benômia, sinônimo de Mossoró

cadeirantes

Mossoró sempre é uma cidade lembrada pela sua posição de vanguarda na luta pela liberdade e pelos direitos. Assim se traduz essa pequena grande mulher! Uma guerreira incansável na luta pelos direitos dos cadeirantes e pela igualdade social. Lembro-me bem dela desde os tempos em que foi minha aluna; e, mais recentemente, quando garantiu aos seus pares o direito de assistir o Mossoró Cidade Junina de forma digna: em camarote e longe dos empurrões que são constantes e normais da multidão eufórica na busca pelos seus ídolos. Hoje quero deixar aqui meu adeus, não com tristeza, mas com a felicidade da oportunidade de tê-la conhecido e a certeza de que o céu estará em festa com a sua chegada.