sexta-feira, 6 de maio de 2016

Programa oportuniza aprendizagem a usuários do Capsi

Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira


Para incentivar pais, mães e crianças ao aprendizagem, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), realiza, duas vezes por semana, o projeto Oficinando em Rede. O programa é realizado por profissionais da unidade de saúde e por alunos e professores da instituição de ensino.

Todas as quintas e sextas-feiras, o grupo se reúne para participar de projetos que estimulem o desenvolvimento da linguagem. “São oficinas que potencializam as diversas formas de interação social e de linguagem, por meio do uso de tecnologias, como jogos digitais e uso de tablets”, explica Lia Lessa, que integra o grupo de estudantes do programa.

O programa ainda conta com orientações e instruções aos pais. Um dos beneficiados com o projeto, que já possui mais de 60 pessoas assistidas, é Ismael de Souza. “Nós temos a oportunidade de aprender a lidar de forma mais humana com as nossas crianças, sempre procurando evitar situações de estresse e descontrole, que desfavorecem o tratamento”, explica.

De acordo com a diretora da unidade, Ana Leide, o Oficinando em Rede, projeto desenvolvido pela professora universitária Carla Demoly, tem trazido benefícios para o tratamento das crianças e para o acompanhamento dos pais. “Muitas crianças nem falavam e com o uso das tecnologias e devido às atividades desenvolvidas pelo grupo, puderam, pela primeira vez, desenvolver a linguagem”, comemora.

O Capsi funciona à Rua Adauto Pinheiro, bairro Nova Betânia, durante os turnos matutino e vespertino e atende mais de 200 crianças que necessitam de atendimento à saúde mental. A unidade conta com equipe multiprofissional, especializada no atendimento de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário