Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra educativa sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lahyre Rosado, situada no bairro Sumaré, e reuniu diversos profissionais.
Na ocasião, toda a unidade foi instruída a incentivar o combate à violência doméstica, sexual, física, psicológica e de negligência/abono em crianças e adolescentes. “É um momento importante para destacarmos o papel, como profissionais de saúde, nessa luta contra a exploração desse público. A unidade também tem um papel social na comunidade e deve ser multiplicadora de informações que incentivem o combate às violências”, destacou Priscila Martins, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente.
Técnica de enfermagem da UBS do Sumaré, Edilma Azevedo, elogiou a iniciativa. “É um encontro muito interessante, onde recebemos novas informações e podemos repassar à população procedimentos para os casos de denúncias e de constatação de abusos contra crianças e adolescentes”, pontuou.
Ainda durante o encontro, os profissionais da unidade receberam a cartilha do Plano Municipal de Enfretamento à Violência Contra Criança e Adolescente, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foram instruídos sobre o Disque 100, número disponível à população para denunciar casos de exploração.
O evento da tarde desta segunda foi alusivo à Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que terá sua abertura oficial no dia 11 de maio, às 16h, no auditório do Centro Administrativo, e será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, em parceria com diversos setores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário