Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
O Centro de Testagens e Aconselhamentos (CTA), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, teve seu trabalho novamente reconhecido pelo Ministério da Saúde. O setor recebeu certificado de Avaliação Externa de Qualidade dos Testes Rápidos, usados em sua rotina. Os profissionais também tiveram desempenho reconhecido pelo órgão federal, de forma individual.
Só no ano de 2015, o CTA realizou 2.632 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O método é seguro e permite o resultado do exame em 30 minutos após a coleta do sangue. Também foram realizados, no mesmo período, 1.181 pré e pós-aconselhamentos e 160 pessoas foram enviadas a unidades especializadas para tratar de alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST), através do CTA.
De acordo com Nara Maria da Silva, que atua no setor, em nove anos de funcionamento, o CTA já foi avaliado positivamente pelo Ministério da Saúde e também pela Sociedade Brasileira de DST/Aids e Hepatites Virais. “Nós realizamos testagens em locais e estabelecimentos com grandes aglomerações, com objetivo de chamar a população para realizar os exames e receber aconselhamentos de prevenção às doenças”, explica.
Ainda de acordo com a profissional, o setor realiza distribuição de preservativos masculinos e femininos em eventos e praças públicas, em uma equipe que conta com bioquímicos e técnicos. “É um serviço já reconhecido pela população pelo seu trabalho desenvolvido de forma eficiente e humana. Soma-se a isso o atendimento itinerante e intenso em praças públicas e eventos do município, que ampliam os serviços de saúde e intensificam o trabalho de prevenção”, acrescenta a secretária de Saúde, Leodise Cruz.
O CTA funciona no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, situado à Rua Afonso Pena, no bairro Bom Jardim. O serviço funciona nos turnos matutino e vespertino. Para ser atendido, basta estar com documento de identidade e Cartão SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário