Autor: Erisberto Rêgo | Fotografia: Raul Pereira
Na manhã desta terça-feira, 03, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo (SEDAT), realizou o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento foi realizado no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Feira do Bode). Além do prefeito Francisco José Júnior, o evento foi prestigiado por representantes da Câmara Municipal de Mossoró, os vereadores Claudionor dos Santos, Manoel Bezerra e Cícera Nogueira.
O PAA é um projeto do Programa Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e, ainda, promover a inclusão social da agricultura familiar, através da aquisição de sua produção. O PAA adquire alimentos dos agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento Familiar (PRONAF). Em Mossoró, 62 produtores familiares poderão viabilizar a venda dos seus produtos através do projeto.
“Este programa possibilita várias ações positivas. De um lado, o agricultor familiar tem a garantia de comercializar seus produtos sem atravessadores e com preço justo e, na outra ponta, os beneficiados são abastecidos com produtos orgânicos de qualidade, livre de agrotóxicos. É mais um benefício que chega ao homem do campo, fruto de parceria entre Governo Federal, Estadual e nosso município”, destacou o prefeito.
O Programa é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Estado do RN e o Município de Mossoró. O PAA permite o Compra Direta, com dispensa de licitação, de alimentos de agricultores familiares. “Conseguimos, através dessa iniciativa, segurar o homem do campo na sua localidade através da geração de renda possibilitada pelo Compra Direta, agregando valor à sua produção”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, Renato Fernandes.
Em Mossoró, o Compra Direta adquiriu cerca de 115 toneladas de hortaliças, frutas e verduras que serão distribuídos semanalmente, toda terça-feira até o dia 05 de julho de 2016, totalizando 9 semanas. Dentre os produtos estão: quiabo, alface lisa, maxixe, salsa, cenoura, mamão, milho, rabanete, berinjela, coco verde, beterraba, limão, pimenta de cheiro, feijão verde, banana, couve, rúcula, abobrinha, tomate cereja, alface, abóbora cabocla e de leite, mel de abelha em sachê, pimentão verde, cebolinha, coentro, batata doce, caju, banana, melancia, mandioca e melão.
A Sedat, através da Secretaria Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos (SEARH), será a central de distribuição desses alimentos. Serão entregues a 53 entidades cadastradas pela Emater, entre elas Cras, Escolas, Creas e entidades filantrópicas. A Prefeitura de Mossoró realizará a entrega dos produtos aos equipamentos da cidade e, para isso, recebeu dois veículos dotados de baú refrigerado, duas balanças com capacidade para até 300 kg e outras duas com capacidade de até 30 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário