Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Dando continuidade às ações de combate ao tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Neide, abriu mais um Grupo de Combate ao Tabagismo, no bairro Nova Vida, zona leste de Mossoró. Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e residentes multiprofissionais reúnem moradores da comunidade para tratar da necessidade de combater o tabagismo.
A primeira reunião, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4, e reuniu pessoas que querem abandonar o cigarro. Os encontros acontecerão durante quatro quartas-feiras, depois a cada 15 dias e posteriormente uma vez por mês. Os pacientes recebem instruções e compartilham experiências sobre o uso do cigarro e são orientados a deixar o vício e, a depender dos casos clínicos, procurar atendimento médico na UBS.
Segundo a enfermeira e preceptora da unidade, Francisca Vilmacir, o grupo segue os protocolos do Ministério da Saúde e a experiência tem sido exitosa. “Nós já formamos outros grupos com esse perfil para chamar a atenção da população sobre os malefícios do uso do cigarro”, afirma.
De acordo com o gerente executivo da Atenção Básica, Antônio Almeida, o objetivo é ampliar os grupos para outras unidades. “Diversas UBSs já possuem encontros regulares, com orientações e distribuição de medicamentos, de forma gratuita. É uma forma de ajudar a população a abandonar o vício e mostrar os benefícios de manter hábitos saudáveis”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário