domingo, 15 de maio de 2016
sábado, 14 de maio de 2016
Projeto capacita profissionais do CAPS AD 24h
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
O Projeto Entrando na Roda realizou mais um capacitação com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga (CAPS AD 24h). O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, e teve como objetivo debater desafios e metas dos profissionais que trabalham na área de saúde mental.
A palestra foi ministrada pela farmacêutica Sheila Fernandes, que faz doutorado em saúde mental. “É um momento que visa reunir os profissionais e debater sobre a particularidade de cada tratamento da área de saúde mental, onde podemos expor nossas dúvidas e sugestões”, explicou.
De acordo com a diretora da unidade, Alexcia Morais, a capacitação já é um processo consolidado e traz resultados positivos. “Através dos debates, nós refletimos e implantamos projetos que visem humanizar o tratamento da saúde mental, que tem avançado significativamente no nosso município, quando, por exemplo, o CAPS AD passou a ser oferecido 24h à população”, pontuou.
O encontro reuniu médicos clínicos e psiquiatras, educadores físicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais da saúde, além de agentes do administrativo. O CAPS AD 24h é voltado para pacientes com dependência química, que recebem tratamento de uma equipe multiprofissional, especializada na área.
Programação do MCJ será anunciada na próxima segunda
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Raul Pereira
Fotografia: Raul Pereira
A Prefeitura Municipal de Mossoró anuncia a programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2016 na próxima segunda-feira, 16, às 17h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A edição deste ano celebra os 20 anos do evento, que se consolidou entre as importantes festividades do calendário nacional. Os tradicionais 'Pingo da Mei Dia' e o espetáculo 'Chuva de Bala', bem como as apresentações musicais, são os destaques do MCJ.
O Mossoró Cidade Junina impulsiona segmentos diversos do município. O evento representa um relevante espaço para os talentos locais, exaltando o potencial dos artistas da cidade. O MCJ também confirma o viés cultural de Mossoró e aproxima a população de variadas manifestações artísticas.
O estímulo à economia é outro fator que movimenta a cidade. A presença de turistas de outros Estados, como também advindos de municípios do Rio Grande do Norte, favorecem especialmente o comércio e o setor hoteleiro.
Este ano, as festividades juninas de Mossoró ganham mais uma atração: o revezamento da Tocha Olímpica, que passará no dia 6 de junho pela cidade e reunirá anônimos e personalidades do esporte.
Município prossegue com campanha de vacinação contra Influenza
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, mais doses da vacina contra Influenza da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm até a próxima segunda-feira, 16, para reabestecer seus estoques e prosseguir com a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, iniciada no município no dia 26 de abril.
Foram recebidas apenas 14 mil doses. Ou seja, 24% da quantidade de doses necessárias para vacinar o público-alvo, estimado em 61.449 pessoas. A Secretaria recebeu, do início da campanha até esta sexta, 88% das doses, sendo que 64% já foram disponibilizados à população durante a primeira etapa. A Coordenação Estadual de Imunização deverá repassar os 12% restantes nas próximas semanas.
De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização, Neuman Medeiros, esta etapa terá como prioridade vacinar os profissionais de saúde, categoria inserida no público-alvo. Essas vacinas são disponibilizadas aos trabalhadores em clínicas, hospitais e unidades de saúde. “Devido à quantidade recebida ter sido pequena, nós tivemos que priorizar, nesta etapa, os profissionais de saúde, que trabalham em um ambiente muito favorável à proliferação dos vírus. Essa medida também foi adotada em outros estados e municípios”, pontua.
Ainda de acordo com a coordenação do programa, a campanha tem tido uma procura recorde. “Na primeira etapa, vacinamos, em apenas uma semana, mais de 30 mil pessoas. É um número recorde, se comparado às campanhas de influenza anteriores”, relata.
As vacinas são disponibilizadas somente para o público-alvo, determinado pelo Ministério da Saúde, com relatórios feitos pela Organização Mundial de Saúde. A meta do município é vacinar 80% desse contingente até o dia 20 de maio. Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (45 dias após o pato), trabalhadores de saúde e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com condições clínicas especiais, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas, na faixa etária de 12 a 21 anos também têm direito à imunização. A vacina, que não deve ser tomada por quem tem alergia à proteína do ovo, protege contra três tipos de gripe: H1N1, Influenza B e H3N2.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
STF suspende coleta de provas no inquérito que investiga Aécio Neves
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu ontem (12) a coleta de provas no inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por supostas irregularidades na empresa estatal de energia elétrica de Furnas. Na mesma decisão, o magistrado devolveu o inquérito ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para reavaliação.
No despacho, Mendes ressalta que a defesa do senador demonstrou não existirem novos fatos que embasem o pedido de investigação. “Os elementos de prova aqui coligidos já eram do conhecimento da Procuradoria-Geral da República. O único elemento novo seria o depoimento de Delcídio do Amaral. Sustenta, no entanto, que as declarações do colaborador não forneceram nenhum acréscimo relevante ao conjunto probatório”, diz o despacho.
Na última terça feira (10), o ministro foi designado como relator do inquérito que investiga o senador. Já o ministro Dias Toffoli foi escolhido para relatar o pedido contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As duas relatorias foram definidas por distribuição eletrônica. Os fatos estão associados à investigação da Operação Lava Jato. No entanto, o ministro Teori Zavascki pediu à Presidência da Corte a redistribuição dos pedidos de abertura de inquérito nas investigações sobre os parlamentares.
Em despacho, Teori disse não ver “relação de pertinência imediata” da representação criminal apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Aécio e Cunha, apesar de os indícios contra os dois parlamentares terem surgido em meio às investigações da Lava Jato.
Conforme manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF no pedido de abertura de inquérito contra Aécio, além das acusações contra o tucano feitas pelo doleiro Alberto Yousseff em delação premiada, surgiram “fatos novos” a partir da delação do senador cassado Delcídio do Amaral.
Em delação homologada pelo STF, Youssef disse, primeiramente, que o PSDB, por intermédio do senador Aécio Neves, “possuía influência” em uma diretoria de Furnas, juntamente com o PP, e havia o pagamento de valores de empresas contratadas.
Em segundo depoimento, o doleiro declarou que o PSDB, por meio de Aécio Neves, “dividiria uma diretoria em Furnas” com o PP, por meio de José Janene. Youssef disse ainda que Aécio também “teria recebido valores mensais”, por meio de sua irmã, de uma das empresas contratadas por Furnas, a Bauruense, no período entre os anos de 1994 e 2000/2001.
Antes de viagens para condenar “golpe”, Dilma vai a Porto Alegre nesta sexta
A presidenta afastada Dilma Rousseff deve viajar hoje (13) a Porto Alegre, cidade onde moram sua filha e netos.
Por volta de 12h30, após fazer dois discursos em que disse estar sendo injustiçada e vítima de um “golpe”, ela se despediu dos manifestantes que foram ao Palácio do Planalto e se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial e onde continuará morando até que o Senado julgue se ela cometeu crime de responsabilidade ou não.
Nas próximas semanas, a presidenta afastada pretende viajar pelo Brasil e exterior para continuar denunciando o processo de impeachment que a afastou ontem (12) por até 180 dias
Após ser notificada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, ela terá prazo de 20 dias corridos para apresentar sua defesa. Nesta tarde, o presidente interino, Michel Temer, deu posse aos novos ministros do governo e fez um pronunciamento em que declarou “respeito institucional” a Dilma.
Boa Vista ganha Base Integrada Cidadã nesta sexta-feira
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Arquivo Secom
Fotografia: Arquivo Secom
A comunidade do Boa Vista ganhará nesta sexta-feira, 13, uma Base Integrada Cidadã (BIC). Será a sétima unidade instalada pelo Município. O espaço será aberto oficialmente às 16h, em solenidade na rua Paulo de Albuquerque (ao lado da praça Raimundo Rubira) que contará com a presença de autoridades e a população do bairro.
“Os moradores do Boa Vista pediam uma BIC e o Município, entendendo a necessidade, instala mais essa unidade que dará suporte a todos os equipamentos municipais daquela área”, falou Alvibá Gomes, secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana e Trânsito.
Atualmente, Mossoró conta com as BICs Abolições, Santo Antônio, Barrocas, Sumaré, Vingt Rosado e a Bic Tur. A expectativa é que até o fim do ano sejam inauguradas mais duas BICs, sendo uma no Centro e outra na Ilha de Santa Luzia. Além disso, no início do mês de junho será instalado o container da BICTur no Corredor Cultural, antecedendo a abertura do Mossoró Cidade Junina.
UBS Sueldo Câmara realiza atividade educativa com gestantes
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Raul Pereira
Fotografia: Raul Pereira
Com objetivo de oferecer um pré-natal de qualidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sueldo Câmara, situada no bairro Aeroporto II, realizou mais um encontro com o Grupo de Gestantes. O momento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12, e reuniu profisisonais e pacientes da UBS.
Na ocasião, a enfermeira da unidade, Yochabell Campelo, ressaltou a importância das gestantes seguirem as recomendações dos profissionais de Saúde para uma gestação segura. "No encontro desta quinta, nós tratamos sobre sexualidade e sobre os problemas que gestantes podem enfrentar na gravidez, além de destacar a questão da autoestima com a mudança do corpo e esclarecer dúvidas sobre sexualidade", explicou.
Outra orientação destacada foi a necessidade das gestantes permanecerem com o cartão de vacina sempre atualizado, medida indispensável para a saúde do bebê e da mulher. "Eu procuro seguir todas as recomendações dos profissionais para garantir a saúde na gestação, mantendo o cartão de vacina atualizado e fazendo todos os acompanhamentos necessários", afirmou Nilza Varela, que está gestante há oito meses.
Durante o encontro, também foram realizadas palestras, comemoração ao Dia das Mães e atividades educativas, quando as gestantes puderam esclarecer suas dúvidas. A atividade, que acontece todos os meses, contou com a participação do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), dos agentes comunitários de saúde, médico, enfermeiro e de diversas pacientes e gestantes da Unidade Sueldo Câmara.
Audiência Pública na CMM discute Zona Azul
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento
Fotografia: Gildo Bento
A Câmara Municipal de Mossoró realizou uma audiência pública para discussão do Zona Azul, projeto de estacionamento rotativo eletrônico, na manhã desta quinta-feira, 12. Além de representantes da Prefeitura de Mossoró, a sessão contou com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDVAREJO), Detran de Mossoró, taxistas, mototaxistas e sociedade.
O projeto consiste na instalação de estacionamento rotativo regulamentado como instrumento para disciplinar o uso dos espaços nas vias públicas. A ação visa democratizar e racionalizar o uso das vias, proporcionando a rotatividade para que todos possam utilizar o espaço comum.
Michelson Frota, presidente do Sindvarejo, apresentou uma pesquisa realizada pela entidade, revelando que a população aponta a falta de estacionamento como o principal problema do centro da cidade e que causa prejuízos para toda a sociedade. O presidente da CDL, Getúlio Vale, reforçou a importância do projeto para o comércio local.
“Acreditamos que será uma ação bem aceita pelos mossoroenses, pois vai trazer grandes melhorias para o centro de Mossoró. É uma medida muito relevante, que fortalecerá o comércio e, consequentemente, gerará emprego e renda”, disse Getúlio Vale.
Luís Correia, agente de trânsito do Município, esclareceu as dúvidas sobre a iniciativa e destacou os resultados que virão da implantação da zona azul. “A instalação vai democratizar e racionalizar o uso de vagas, diminuir a incidência de estacionamento irregular, diminuir a poluição visual e estimular a atividade comercial. O principal benefício é a melhoria da mobilidade urbana em nossa cidade”, declarou.
O secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes, lembrou que o projeto vem sendo discutido há bastante tempo e tem o apoio das áreas envolvidas. “Estamos reunidos debatendo novamente esta iniciativa e fico feliz em ver que as entidades envolvidas apoiam e comprovam a importância da zona azul. Estamos trabalhando para a instalação deste projeto”, afirmou.
A audiência Pública foi conduzida pelo vereador Vingt-Un Neto e contou com a presença dos vereadores Izabel Montenegro, Soldado Jadson e Tomaz Neto.
Projeto incentiva contato com a arte e conscientiza sobre meio ambiente
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento
Fotografia: Gildo Bento
Alunos da Escola Municipal Professor Alexandre Linhares, bairro Bom Pastor, participam, desde quarta-feira passada, 11, do projeto 'Cores e Manchas, Linhas e Formas', do artista plástico e escultor local Naido Batista. Por meio da iniciativa, estudantes são convidados a idealizar telas de pintura, que são produzidas com madeira e tintas reutilizáveis.
“Nosso objetivo é preservar o meio ambiente através da reutilização de materiais que empregamos nas telas de pintura. Também promovemos palestras de conscientização sobre a importância do meio ambiente e abordamos a temática da violência urbana, a fim de orientar os estudantes”, declarou o artista, que, na oportunidade, apresentou ainda esculturas confeccionadas com materiais como peças de motos.
Na unidade, seis alunos foram selecionados para a pintura em telas – três do 1º ao 5º ano e mais três do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Para Maria Clara, 10, estudante do 5º ano, o projeto é uma forma de incentivar a arte. A tela produzida pela aluna exaltou a beleza da natureza. “Já gosto de desenhar e o projeto do Naido Batista é uma forma de estimular nosso contato com a arte”, frisou.
O estudante do 4º ano, Erick Rodrigo, 8, também demonstrou satisfação em poder participar da iniciativa. A arte dele evidenciou o anoitecer na natureza. “Desenhar é muito legal. Gostei bastante do projeto”, disse. A diretora da escola, Aparecida Brás, ressaltou que, por ser algo novo para os estudantes, a atividade desperta o interesse desse público. “O projeto permite que os alunos descubram suas habilidades e acentua a presença da arte em nossa unidade de ensino”, expressou.
Município prepara inauguração do SVO
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
A Prefeitura Municipal de Mossoró prepara a abertura do novo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que se dará em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A inauguração se dará no dia 24 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), situada no bairro Aeroporto.
O novo SVO investigará causas de óbitos desconhecidas, mal definidas ou sem assistência médica. Essa investigação, além de facilitar a emissão de declaração de causas de mortes, também intensificará o trabalho em torno do quadro epidemiológico do município. É que o conhecimento das causas de mortes, hoje tidas como desconhecidas, fará com que o município possa tomar medidas mais eficazes na prevenção e no combate às doenças.
O serviço funcionará nas instalações da FACS e também será um importante equipamento para colaboração didática e científica da comunidade acadêmica da Uern. O recebimento dos óbitos se dará no horário das 8h às 12h. A estrutura contará com 10 técnicos de necropsia, quatro patologistas, 1 histopatologista, 2 assistentes sociais, 2 auxiliares de gestão e 2 diretores.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o SVO poderá receber óbitos de mais de 60 municípios do RN. “A Prefeitura custeará a folha de pagamento dos profissionais e aquisição de insumos; a Uern entra com a cessão do espaço e de alguns equipamentos, e o Ministério da Saúde com auxílio no custeio mensal”, explica.
Ainda de acordo com a secretária, o novo serviço será um salto importante para a saúde pública municipal. “O equipamento irá nos trazer informações confiáveis sobre as causas de mortes e fortalecerá nossas estatísticas de saúde, que terão dados mais concretos para trabalhar a prevenção e o combate às doenças”, relata, destacando que mortes violentas ou suspeitas continuarão com o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).
solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito Francisco José Júnior, da secretária de Saúde Leodise Cruz, do reitor da Uern Pedro Fernandes Neto e de diversas autoridades da universidade e do Município. O evento de abertura está previsto para ser iniciado às 16h, na estrutura já equipada para receber o SVO, nas instalações da FACS.
Mossoró é exemplo nacional no trabalho contra drogas
Fonte: Secom/PMM
Autor: Guilherme Ricarte
Fotografia: Raul Pereira
Autor: Guilherme Ricarte
Fotografia: Raul Pereira
A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) escolheu Mossoró como exemplo para todo o Brasil no trabalho de prevenção e combate ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Durante esta semana, a assessoria de comunicação da pasta esteve na cidade para gravar um vídeo institucional sobre o programa federal Famílias Fortes.
O material está sendo produzido pelo jornalista Liandro Lindner. As imagens iniciais foram captadas durante a segunda capacitação do Famílias Fortes em Mossoró, que aconteceu terça e quarta-feira passadas no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. Já nesta quinta-feira, 12, a gravação aconteceu com a equipe do programa que está atuando na Unidade de Convivência da Família (UCF) do bairro Barrocas.
“Estamos gravando um vídeo institucional sobre os trabalhos desenvolvidos em Mossoró através do Famílias Fortes, no entanto, a cidade chamou a atenção da Senad não só pelas atividades desse programa, mas também por toda a dedicação da gestão no combate ao uso das drogas. Esse material será usado como exemplo, referenciando várias cidades do Brasil”, comentou Liandro Lindner.
O Famílias Fortes é uma proposta interventiva com famílias que tenham em seu núcleo adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de fortalecer os vínculos e, assim, reduzir comportamentos de risco ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Além do Famílias Fortes, o Município também é adepto de outros programas e possui equipamentos assistenciais que previnem e/ou combatem o uso das drogas, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Unidade de Convivência da Família (UCF), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Casa de Passagem, Núcleo Integrado de Apoio à Criança (NIAC), Caps AD 24h, Consultório na Rua, e o Programa Crack, É possível Vencer, entre outros.
terça-feira, 10 de maio de 2016
Profissionais da UBS realizam curso de Suporte Básico
Fonte: Secom - PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Helênio Gurgel, situada no bairro Pereiros, realizaram um curso de capacitação de Suporte Básico. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, no Centro Geriátrico, e orientou funcionários da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude sobre os primeiros socorros à vida.
De acordo com Edjane Medeiros, enfermeira da UBS, o encontro tem como objetivo atualizar os profissionais sobre os cuidados imediatos no socorro à vida. “Nós já recebemos uma capacitação com esse perfil no ano passado e vimos a necessidade de atualizar o tema. Muitas vezes, temos contato com pessoas que precisam de um socorro imediato, em caso de acidente, enquanto a ambulância chega ao local. São procedimentos simples, mas que podem salvar vidas”, afirma.
A palestra foi ministrada pela residente de Enfermagem, Poliana Gurgel, que atua na UBS e também teve o objetivo de fazer com que os profissionais se tornem multiplicadores das informações e das ações realizadas em casos de situação de risco.
Saúde realiza palestra sobre combate à exploração sexual
Fonte: Secom - PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra educativa sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lahyre Rosado, situada no bairro Sumaré, e reuniu diversos profissionais.
Na ocasião, toda a unidade foi instruída a incentivar o combate à violência doméstica, sexual, física, psicológica e de negligência/abono em crianças e adolescentes. “É um momento importante para destacarmos o papel, como profissionais de saúde, nessa luta contra a exploração desse público. A unidade também tem um papel social na comunidade e deve ser multiplicadora de informações que incentivem o combate às violências”, destacou Priscila Martins, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente.
Técnica de enfermagem da UBS do Sumaré, Edilma Azevedo, elogiou a iniciativa. “É um encontro muito interessante, onde recebemos novas informações e podemos repassar à população procedimentos para os casos de denúncias e de constatação de abusos contra crianças e adolescentes”, pontuou.
Ainda durante o encontro, os profissionais da unidade receberam a cartilha do Plano Municipal de Enfretamento à Violência Contra Criança e Adolescente, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foram instruídos sobre o Disque 100, número disponível à população para denunciar casos de exploração.
O evento da tarde desta segunda foi alusivo à Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que terá sua abertura oficial no dia 11 de maio, às 16h, no auditório do Centro Administrativo, e será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, em parceria com diversos setores.
Secretaria prepara Semana da Gestão Ambiental
Fonte: Secom - PMM
Fotografia: Arquivo SECOM
Fotografia: Arquivo SECOM
A Secretaria Executiva de Meio Ambiente prepara as atividades da Semana da Gestão Ambiental 2016, que será realizada de 01 a 03 de junho. A ação foi instituída a partir da Lei Municipal Nº 2.738/2011, que decreta a comemoração em âmbito municipal pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.
A semana tem o objetivo de promover a educação e conscientização ambiental, com palestras, rodas de conversas, exposições, oficinas e diversas atividades de forma dinâmica, levando para diferentes públicos a discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O secretário executivo de Meio Ambiente, José Couto, declara que o evento integra a sólida política de educação ambiental de Mossoró. “Também daremos uma atenção especial às ações educativas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti”, complementou o secretário.
Alice Melo vai carregar a Tocha Olímpica em Mossoró
Fonte: Secom - PMM
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Gabriela Yumi/Assessoria
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Gabriela Yumi/Assessoria
Atleta de destaque do ciclismo brasileiro, Alice Melo é uma das indicadas pela Prefeitura Municipal para carregar a Tocha Olímpica durante a passagem do revezamento por Mossoró, no dia 6 de junho. Por representar o Rio Grande do Norte em todo o Brasil, ela terá o privilégio de conduzir a tocha em sua cidade natal. Alice é especialista em provas de velocidade, ocupa a primeira colocação do ranking nacional e faz parte do quadro de atletas da Seleção Brasileira de Ciclismo
Natural de Mossoró, Alice Melo começou a praticar o ciclismo ainda criança, com apenas nove anos. O esporte entrou na vida dela como um hobby, depois se tornou paixão e profissão. Desde 2012, ela treina no Centro de Excelência em Americana (SP). Lá ela conseguiu melhorar seu desempenho e aprimorar suas técnicas. Atualmente, a mossoroense é atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo e disputou em 2015 os Jogos Pan-Americanos, realizado em Toronto, Canadá. Na principal competição internacional do continente, ela foi finalista e ficou entre as oito melhores ciclistas.
Outro feito marcante da atleta foi no Campeonato Brasileiro de Ciclismo em 2014. Alice foi a grande surpresa da competição ao conquistar quatro medalhas de ouro, sendo duas individuais e duas por equipe. Ela ficou em primeiro lugar nas modalidades: Velocidade Individual, Velocidade por Equipes, Keirin e na Perseguição por Equipes. O resultado histórico de quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro, somado a outras conquistas nacionais, fazem de Alice Melo uma das principais ciclistas do país.
O nome da jovem mossoroense começou a ter projeção nacional em 2011, quando ela conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares. “Naquela época, eu treinava em Mossoró e fui considerada a surpresa da competição. Embora tenha ficado em terceiro lugar, meu desempenho chamou atenção e fui convidada para treinar em São Paulo, que é o local da elite do ciclismo. Estou muito feliz em ser indicada para carregar a tocha e vai ser um orgulho muito grande participar desse momento histórico”, comenta a ciclista.
Prefeitura capacita segunda turma do Famílias Fortes
Fonte: Secom - PMM
Autor: Guilherme Ricarte | Fotografia: Raul Pereira/Arquivo
Autor: Guilherme Ricarte | Fotografia: Raul Pereira/Arquivo
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude inicia nesta terça-feira, 10, a capacitação da segunda turma de servidores que vão atuar como facilitadores do Famílias Fortes, programa voltado ao combate do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. As atividades acontecem até a quinta-feira, dia 12, sempre em dois períodos, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo.
Esta nova etapa da formação envolve 40 servidores e será voltada aos profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Quixabeirinha, Sumaré, Bom Jesus, Bom Pastor, Santo Antônio, Abolição IV, Costa e Silva e Redenção.
“Esta segunda turma é fruto dos bons resultados alcançados com a primeira. O Famílias Fortes já está sendo implantado em dois equipamentos, sendo o Cras do Belo Horizonte e na UCF [Unidade de Convivência da Família] do Barrocas, contemplando 19 famílias mossoroenses. Nossa meta é alcançar cinco equipamentos até o final de maio”, destacou Irenice de Fátima, secretária do Desenvolvimento Social e Juventude.
O Programa Famílias Fortes é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça, Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do Projeto Transformando Destinos e da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz). Trata-se de uma proposta interventiva com famílias que tenham em seu núcleo adolescentes de 10 a 14 anos com o objetivo de fortalecer os vínculos e, assim, reduzir comportamentos de risco ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Campanha contra Aftosa imuniza mil animais
Fonte: Secom - PMM
Autor: Erisberto Rêgo | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Erisberto Rêgo | Fotografia: Raul Pereira
A Secretaria Executiva da Agricultura já conseguiu imunizar aproximadamente mil animais de pequenos criadores de 37 comunidades rurais na primeira semana após o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2016. A meta da Prefeitura de Mossoró é vacinar 8 mil animais de todas as 133 comunidades rurais e projetos de assentamento da extensão rural do município.
“Até o dia 31 de maio, quando se encerra a campanha, nós deveremos ter imunizados todos os rebanhos dos pequenos criadores do nosso município. Nossas equipes técnicas já estão percorrendo as comunidades realizando a vacinação, que obedece um cronograma de atendimento. O criador que ainda não recebeu em sua localidade a equipe de vacinação não precisa se preocupar. Só aguardar que até o final deste mês a vacinação será realizada”, afirmou Rafaela Borges, secretária executiva da Agricultura.
Para manter o município livre da doença, o município investiu na aquisição da vacina e dos equipamentos para o trabalho de imunização. A vacina é distribuída gratuitamente pela Prefeitura ao pequeno agricultor que possui até 25 animais. A distribuição está assegurada pela Lei Municipal Nº 3.300/2015, sancionada pelo prefeito Francisco José Júnior.
A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2016 é executada por duas equipes da secretaria executiva de Agricultura, e por uma terceira do Instituto de Defesa e Inspeção Animal do Rio Grande do Norte (IDIARN), que é parceira da Prefeitura de Mossoró na campanha.
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Temer reúne cúpula do PMDB e Meirelles no Jaburu
O vice-presidente Michel Temer recebeu ontem (8), no Palácio do Jaburu, sua residência oficial em Brasília, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles – ora apontado para o Ministério da Fazenda de um eventual governo Temer – e integrantes da cúpula do PMDB. A reunião começou por volta das 17h e entrou pela noite, com duração de mais de 6 horas.
Além de Meirelles, participaram do encontro o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e os peemedebistas Eliseu Padilha (RS), Geddel Vieira Lima (BA) e Moreira Franco (RJ). Todos cotados para ministérios, caso se confirme o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, no decorrer desta semana.
A reunião ocorreu três dias antes da votação no Senado, prevista para quarta-feira (11), que pode admitir a denúncia contra a presidenta, de desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, e, consequentemente, afastá-la do cargo por até 180 dias – período em que o processo por suposto crime de responsabilidade deverá ser julgado.
Temer passou o fim de semana em sua residência particular, em São Paulo, e chegou ao Jaburu às 16h35 desse domingo.
Inscrições para o Enem começam hoje
Começam hoje (9) às 10h, no horário de Brasília, e terminam às 23h59 do dia 20 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68. As informações estão no edital do exame. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem.
O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email. Só é possível fazer a inscrição por email, assim, cada estudante deverá ter email próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.
É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.
O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.
É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.
Confirmação
A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.
Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
sábado, 7 de maio de 2016
Santuário de Santa Clara contará com programação especial alusiva ao dia das mães
Neste Domingo, (08), o Santuário de Santa Clara contará com uma programação especial alusiva ao dia das mães. As 17h será celebrada a tradicional Missa dos Peregrinos, na solenidade de ascenção do Senhor. A liturgia contará com a presença do coral Divina Luz e das Irmãs Clarissas. A coordenação do Santuário pede aos fiéis que levem flores naturais, para a homenagem no momento do abraço da paz. No encerramento será concedida a Benção de Santa Clara, para todas as mães presentes.
Prefeitura divulga pesquisa para o Dia das Mães
Fonte: Secom/PMM
Autor: Everton Maia | Fotografia: Divulgação
Autor: Everton Maia | Fotografia: Divulgação
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo de Mossoró (SEDAT), por meio do Núcleo de Indicadores Socioeconômico (NISE) divulgou nesta sexta-feira, 06, a pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 27 a 29 de abril, em diversos pontos da cidade. O objetivo é identificar o perfil do consumidor e orientar o empresário do comércio local para a melhor estratégia de vendas.
As informações revelam que cerca de 53,68% dos entrevistados devem gastar em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00 nas compras para presentear no Dia das Mães, sendo que apenas 13,68% irão gastar acima de R$ 150,00. Entre as opções de presentes mais lembradas estão: Vestuário com 37%, Calçados e Bolsas, com 24%, e ocupando a terceira colocação Eletrodoméstico com 12%.
Outro dado importante constatado pela pesquisa diz respeito à renda familiar dos entrevistados, sobre o que metade deles respondeu estar entre 1 a 3 salários mínimos. Já as famílias que ganham de 3 a 5 salários chegaram a 24% dos entrevistados.
“Assim como as demais pesquisas realizadas pelo Nise, essa tem o propósito de esclarecer para as pessoas sobre o consumo consciente, muito mais no sentido de alerta para que as pessoas pesquisem, busquem os melhores preços e consigam comprar os seus presentes de acordo com o orçamento de cada família”, destaca Lígia Oliveira, Gerente de Planejamento da Sedat.
A forma de pagamento que o consumidor irá utilizar também foi abordada pela pesquisa. Nesse quesito, 55% dos entrevistados revelaram que o cartão de crédito será o meio utilizado para compra dos presentes, seguido do pagamento à vista, com 37% das intenções.
O relatório com apresentação dos dados e análises da pesquisa estão disponíveis no portal da Prefeitura de Mossoró, na seção de Indicadores Econômicos, ou pelo link http://zip.net/bktfG3
Crédito antecipado
A Secretaria de Administração e Finanças informa que neste ano os servidores do Município, efetivos e comissionados, que possuem o Cartão FAN terão liberação do limite de crédito antecipada para este sábado, dia 7, o que normalmente só acontece a partir do décimo dia do mês. O valor disponível equivale a 30% do salário. A medida visa aquecer a economia, atinge cerca de 1300 servidorres e a estimativa da Secretaria é que a medida injete cerca de 600 mil reais na economia local em virtude do Dia das Mães.
MBM realiza mais de 4 mil atendimentos no Vingt Rosado
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Raul Pereira
Fotografia: Raul Pereira
O Meu Bairro Melhor reiniciou suas atividades em abril no Vingt Rosado e registrou uma grande procura por parte da população. Foram realizados cerca de 4250 atendimentos em 10 dias de execução do projeto na comunidade.
Foram executadas ações ligadas a saúde, educação, cultura, esporte, lazer, limpeza pública, infraestrutura, cidadania, entre outras. Uma grande equipe das Secretarias do Município realizou as atividades.
“Diversos pedidos feitos pelos moradores foram atendidos pela Prefeitura com esse projeto, como o tapa-buraco e reposição de lâmpadas. Queremos agradecer a atenção do prefeito e dizer que a associação será vigilante. Manteremos as orientações à comunidade e os cuidados com o bairro”, declarou Emanuel Assunção, liderança comunitária.
O prefeito Francisco José Júnior participou do encerramento do projeto na Praça José Uilton da Costa, conversou com os moradores atendidos pelo projeto e com os servidores municipais. “Foram milhares de atendimentos, o que comprova a força do Meu Bairro Melhor e a necessidade de a Prefeitura estar mais presente nos bairros, no contato direto com a população em suas comunidades. Estou feliz com a adesão dos moradores e com os depoimentos que ouvi nesta tarde”, declarou o prefeito.
A solenidade de encerramento da primeira edição do ano do MBM contou com a presença dos vereadores Manoel Bezerra e Clayton Jadson, de secretários e servidores municipais, além de moradores do bairro. Na próxima semana, o projeto será instalado na Lagoa do Mato.
Fórum de Servidores continua com avaliações participativas
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento
Fotografia: Gildo Bento
O Fórum de Servidores de Mossoró, lançado no começo de abril pelo prefeito Francisco José Júnior, continua suas atividades com a realização da Avaliação Institucional Participativa (AIP). A iniciativa reúne servidores, a partir de suas Secretarias, e promove uma discussão sobre três pontos: comunicação interna, melhora nos resultados e demandas mais urgentes.
“Estamos reunindo os funcionários de acordo com a Secretaria. Eles mesmos vão apresentar as demandas, sua visão sobre o local de trabalho, deficiências e potenciais. No final, será elaborado um relatório que será entregue ao secretário da área e ao prefeito”, afirmou José de Paiva Rebouças, coordenador do Fórum.
Os encontros foram iniciados na última quarta, 4, com a participação dos servidores da Secretaria da Fazenda. Nesta sexta, 6, foi a vez dos funcionários da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo. Na próxima semana, estarão reunidos o funcionalismo da Procuradoria Geral, Ouvidoria e Gabinete do Prefeito. As reuniões atingirão todas as áreas da Prefeitura de Mossoró.
“O Fórum abraça todos os servidores, mas é voltado especialmente para os efetivos. Aqueles que vivenciaram o passado, estão no presente e participarão do futuro, conhecendo profundamente o serviço público. O diagnóstico final, elaborado pelos funcionários que estão na prestação de serviço direta à população, será um norteador para as ações da atual gestão, mas também pode ser usado pelas próximas”, ressaltou o coordenador.
A procuradora fiscal Fernanda Lucena avaliou como positiva a iniciativa. “Os problemas não acabam aqui, mas essa é uma oportunidade de discutir e melhorar, sobretudo o atendimento à população. Precisamos de mais encontros como esse e mais participação por parte dos servidores”, reforçou.
Fórum – O Fórum de Servidores de Mossoró visa fomentar a participação dos servidores na construção de uma gestão pública mais eficiente. A iniciativa é composta pela Avaliação Institucional Participativa e pela Formação Permanente dos Servidores. Em abril, o Fórum contou com a palestra do escritor, psicólogo clínico, mestre em Saúde Coletiva e doutor em Psicanálise, Rossandro Klinjey. Em junho, o palestrante estará de volta a Mossoró para mais uma manhã de formação, no dia 03 de junho, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Prefeitura renova parceria com Sebrae
Fonte: Secom/PMM
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Raul Pereira
Nesta sexta-feira, 6, o prefeito Francisco José Júnior assinou a renovação do Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae para a continuação do Projeto Prosperar. Desde 2013, o projeto contribui com o desenvolvimento da economia local, através do fomento ao empreendedorismo para a geração de emprego e renda, possibilitando a inclusão produtiva dos potenciais empresários e microempreendedores individuais. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo (SEDAT).
Com a renovação, a meta do Projeto Prosperar é realizar 975 atendimentos, sendo: uma Oficina Sebrae + Negócios (com 250 participantes), mais 125 atendimentos individuais aos participantes da oficina, e mais 30 Oficinas (com 20 participantes cada). Cerca de 30 comunidades da zona rural poderão usufruir dessa assistência qualificada.
Além da assinatura com o Sebrae, o prefeito também assinou uma parceria com o Senai. A parceria consiste na construção de um canal de escoação de águas pluviais no bairro Santo Antônio. Enquanto o Senai fica responsável pela execução da obra, a Prefeitura ficará com a manutenção.
“Estamos sempre firmando parcerias e buscando investimentos para melhorar o setor primário. Nesse momento de crise, fizemos várias reduções, mas não reduzimos nada da agricultura, pois sabemos a importância do homem do campo. Este ano vamos reativar 16 máquinas que estão paradas desde 2010. Elas serão usadas para criar e recuperar estradas e açudes. Essas parcerias só trazem benefícios para a cidade”, afirma o prefeito.
Prefeitura reúne entidades para revezamento da Tocha Olímpica
Fonte: Secom/PMM
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Fidel Nunes | Fotografia: Raul Pereira
A Prefeitura de Mossoró reuniu nesta sexta-feira, 6, diversas entidades, setores públicos e autoridades políticas e militares para apresentar detalhes do revezamento da Tocha Olímpica em Mossoró. O fato histórico acontece daqui a exatamente um mês e o objetivo da Prefeitura é integrar todos os setores para realizar um grande revezamento no dia 6 de junho. A reunião foi realizada no auditório da Estação das Artes e contou com a presença do prefeito Francisco José Júnior.
A estudante Adna Emanuely, selecionada para participar do revezamento da Tocha Olímpica, esteve na solenidade. Adna foi escolhida após vencer um concurso de redação promovido pela Rede Municipal de Ensino em parceria com o Comitê Olímpico. “Eu nem imaginava que Mossoró fosse receber a tocha e muito menos que ela iria passar por minhas mãos. Estou muito feliz, mas ainda não 'caiu a ficha' (sic) que vou conduzir a chama”, comemorou.
Segundo informou o prefeito Francisco José Júnior, a ideia é formar um grande cordão humano para acompanhar todo o trajeto da Tocha. O revezamento em Mossoró vai começar na Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel, e terminar na Estação das Artes Elizeu Ventania. Serão 59 condutores ao longo de 11,8km de percurso. Em cada ponto de revezamento haverá representantes de alguma entidade, de maneira a envolver toda a cidade.
“Teremos 59 condutores, assim, serão 59 pontos de troca. O ideal é que haja uma categoria diferente representada em cada ponto. Assim, vamos envolver todo o munícipio e todas as categorias. Essa festa é para todos, é uma história que vamos poder contar para nossos filhos e netos”, destaca o prefeito.
Além do convite para que todos os setores se integrem na histórica passagem da Tocha Olímpica, o prefeito avisou que no dia 6 de junho será decretado ponto facultativo no munícipio. O comércio também adotará um horário especial, funcionando até às 13h, para que todos possam participar da celebração da tocha. Ao fim do percurso, quando a chama chegar à Estação das Artes, será realizado um show com artistas locais e do poeta Dorgival Dantas, além de outras atrações escolhidas pelos patrocinadores do Revezamento da Tocha Olímpica: Coca-Cola, Nissan e Bradesco.
Atendimento materno-infantil será transferido para Centro Clínico
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
O Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado passará a oferecer à população o atendimento materno-infantil. Atualmente, o serviço acontece em um prédio vizinho, situado à Rua Venceslau Brás, no bairro Bom Jardim. O objetivo é integrar todos os atendimentos especializados na unidade, medida que faz parte da reestruturação da Atenção Especializada.
A mudança já foi iniciada e o atendimento deve ser transferido para o Centro Clínico até a próxima semana. De acordo com a diretora da unidade, Zoraia Paiva, a integração dos serviços em único prédio facilitará o acesso da população às especialidades médicas e não médicas. “Se o paciente precisa fazer um exame, por exemplo, ele precisa ir ao Centro Clínico, fazer outro prontuário e aguardar. Agora, com a transferência do serviço, ele poderá fazer exames laboratoriais e ser atendido por outras especialidades com mais facilidade”, explica.
As instalações da unidade também receberão, até a próxima semana, todo o serviço de fisioterapia adulto, que era oferecido em prédio locado à Rua Juvenal Lamartine, bairro Santo Antônio. O Centro Clínico passa por reformas e manutenção em sua estrutura para iniciar os serviços à população, além de receber novos equipamentos, profissionais e serviços, visando sua reestruturação.
O Centro conta com laboratório de análises clínicas, cerca de 15 especialidades médicas, além de programas como Hanseníase, o Centro de Testagens e Aconselhamentos (CTA). Nas instalações, também funcionam o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a Ouvidoria SUS. A unidade está na Rua Afonso Pena, no bairro Bom Jardim, de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino.
Programa oportuniza aprendizagem a usuários do Capsi
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Para incentivar pais, mães e crianças ao aprendizagem, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), realiza, duas vezes por semana, o projeto Oficinando em Rede. O programa é realizado por profissionais da unidade de saúde e por alunos e professores da instituição de ensino.
Todas as quintas e sextas-feiras, o grupo se reúne para participar de projetos que estimulem o desenvolvimento da linguagem. “São oficinas que potencializam as diversas formas de interação social e de linguagem, por meio do uso de tecnologias, como jogos digitais e uso de tablets”, explica Lia Lessa, que integra o grupo de estudantes do programa.
O programa ainda conta com orientações e instruções aos pais. Um dos beneficiados com o projeto, que já possui mais de 60 pessoas assistidas, é Ismael de Souza. “Nós temos a oportunidade de aprender a lidar de forma mais humana com as nossas crianças, sempre procurando evitar situações de estresse e descontrole, que desfavorecem o tratamento”, explica.
De acordo com a diretora da unidade, Ana Leide, o Oficinando em Rede, projeto desenvolvido pela professora universitária Carla Demoly, tem trazido benefícios para o tratamento das crianças e para o acompanhamento dos pais. “Muitas crianças nem falavam e com o uso das tecnologias e devido às atividades desenvolvidas pelo grupo, puderam, pela primeira vez, desenvolver a linguagem”, comemora.
O Capsi funciona à Rua Adauto Pinheiro, bairro Nova Betânia, durante os turnos matutino e vespertino e atende mais de 200 crianças que necessitam de atendimento à saúde mental. A unidade conta com equipe multiprofissional, especializada no atendimento de crianças e adolescentes.
Encontro discute desafios da Atenção Básica
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Gildo Bento
A Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro com profissionais que integram as equipes da Estratégia de Saúde da Família para discutir desafios, metas e objetivos da Atenção Básica. O momento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.
Na ocasião, a secretária Leodise Cruz, abriu o evento e pontuou os avanços e desafios do setor. “Hoje, quase 90% do município tem a cobertura da Atenção Básica, um número expressivo, mas que planejamos ampliar, em breve, com novas equipes. O nosso desafio é levar uma saúde básica humana e qualificada, o que demanda tempo e esforço de todos nós”, afirmou.
O encontrou contou com a participação de profissionais de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Essas reuniões são importantes para discutirmos o processo de trabalho da Atenção Básica, visando melhorar a assistência do serviço à população, já que é um momento que articulamos e debatemos o nosso papel, como servidor, na melhoria da qualidade do atendimento”, afirmou a assistente social Clarissa Cavalcanti, coordenadora do evento.
Também foram debatidos a importância do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e a necessidade dos profissionais conhecerem o território coberto pelas equipes. “É uma forma de melhor planejar e executar as ações em favor da comunidade”, finaliza Clarissa Cavalcanti.
Consultório na Rua amplia atendimento a moradores de rua
Fonte: Secom/PMM
Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Com objetivo de levar atendimento de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza à população o Consultório na Rua. O serviço, implantado no ano passado, já possui mais de 100 pacientes cadastrados e realiza uma série de atendimentos a pessoas em situação de rua.
Nesta quinta-feira, 5, os pacientes realizaram exames de Tuberculose e receberam instruções de prevenção e combate à doença. O prefeito Francisco José Júnior e a secretária de Saúde, Leodise Cruz, visitaram o serviço. “O município não esperou que os moradores de rua se deslocassem até uma unidade, mas fez com que os profissionais fossem até à população de rua e oferecesse serviços de saúde, ampliando e humanizando o atendimento”, afirmou o prefeito.
Por meio de uma equipe de saúde multiprofissional, formada por agentes sociais, assistente social, psicóloga, enfermeiro e técnico de enfermagem, o serviço realiza atendimentos três vezes por semana, sempre no período noturno e em locais onde há maior concentração de moradores de rua, geralmente em praças públicas.
Durantes os encontros, são realizados procedimentos de enfermagem, como curativos, além de confecção de cartão SUS, orientações à saúde, cortes gratuitos de cabelo e trabalhos na área da assistência social. “Alguns casos, a depender da sua complexidade, são encaminhados a unidades de saúde. É um programa, que faz parte do 'Crack, é Possível Vencer', e que integra o processo de reestruturação da saúde mental, que o município tem realizado, visando humanizar e adequar o atendimento às portarias do Ministério da Saúde”, pontua a secretária Leodise Cruz.
Campanha em prol da construção do Centro de Evangelização Madre Maria Cecília
Neste mês de maio, durante as comemorações do mês mariano, você poderá ajudar na campanha em prol da construção do Centro de Evangelização Madre Maria Cecília que funcionará no anexo ao Santuário de Santa Clara no bairro Dom Jaime Câmara.
Para ajudar nessa campanha, basta adquirir o exemplar da Revista Poética "Padre Sátiro na Capela de São Vicente: Uma trajetória de fé e coragem vicentina", que está disponível na Secretaria do Santuário de Santa Clara de terça à sábado das 08:00h às 14:00h, ou aos domingos ás 17:00h na tradicional Missa dos Peregrinos. Pelo valor simbólico de R$ 5,00 você leva o seu exemplar e ajuda nessa obra de Fé.
Dunga destaca importância da Copa América e das Olimpíadas para a Seleção
O técnico Dunga disse ontem (5) que o foco principal da preparação dos jogadores da Seleção Brasileira de futebol, convocada por ele na tarde desta quinta-feira, é a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas lembrou que, antes, há dois compromissos importantes: a Copa América e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, este ano, que também representam pressão por vitórias.
Segundo o técnico, que convocou 23 jogadores para a Copa América, a seleção brasileira tem que ser competitiva em qualquer torneio: “Vamos entrar em todas as competições e montar uma equipe competitiva com a ideia de buscar sempre aquilo que temos em mente. Então, não dá para medir uma competição ou outra. A primeira que a gente tem é a Copa América e vamos focar na Copa América para obter o resultado que buscamos”, afirmou após divulgar a lista de jogadores convocados para a Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos entre 3 e 26 de junho.
De acordo com Dunga, o jogador que integrar o grupo precisa ter a convicção de que representa o país, estar feliz por ter a oportunidade e enfrentar o desafio: “ Quando se veste esta camisa, não se pode pensar em outra coisa a não ser vencer. Respeitamos os adversários, temos consciência de que tem gente muito capacitada e cada vez as outras equipes estão melhorando, mas temos que ter um compromisso com a seleção brasileira, que é vencer”.
Dunga disse também que, embora a lista tenha jogadores com idade para integrar a seleção olímpica, com menos de 23 anos, isso não significa que o time está fechado. Para o treinador, é importante mesclar o grupo, com atletas de maior e menor experiência de seleção, e continuar observando o desempenho de quem não foi convocado.
Dunga negou que os novatos sejam meninos: “São profissionais, homens que jogam em seus clubes com grande destaque e com grande responsabilidade. É um trabalho longo. Lógico que estamos aproveitando para colocar mais experiência nesses jogadores, pensando no futuro”.
Quanto ao meia Ganso, do São Paulo, que estava na lista preliminar para a Copa América, com 40 nomes, mas não foi convocado, Dunga revelou que ele foi incluído por meritocracia e permanece em observação para possíveis oportunidades: “Ele mereceu, jogou. Os números e comentários referendam. O jogador tem que saber que estamos observando em todos os itens”.
O coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, lembrou que para a seleção olímpica poderá contar com três jogadores de idade superior a 23 anos, acrescentando que é preciso ter uma lista maior para poder negociar com os clubes, dentro do que Dunga espera ter no time.
Dilma sanciona regras mais rígidas do Código de Trânsito
A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (5) uma série de alterações que endurecem as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as novidades, está a pena mais dura para os motoristas que costumam usar telefone celular ao volante. Segurar ou manusear o aparelho enquanto dirige passa a ser infração gravíssima.
Também foi criada uma infração específica para aqueles que se recusarem a se submeter a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool ou outra substância. A multa, nesses casos, será de R$ 1.915,40 e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a penalidade será aplicada em dobro.
O texto prevê que a responsabilidade pela instalação da sinalização nas vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e nas vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo é do proprietário. O descumprimento será punido com multa de R$ 81,35 a R$ 488,10, além das possíveis ações cíveis e penais.
Outro ponto da lei sancionada hoje determina que os veículos licenciados no exterior não poderão sair do território nacional sem o prévio pagamento das infrações de trânsito cometidas e o ressarcimento de danos que tiverem causado ao patrimônio público ou de particulares, independentemente da fase do processo administrativo ou judicial envolvendo a questão.
A nova redação prevê que o uso de qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição será considerada infração gravíssima. Além da multa, a punição inclui a remoção do veículo e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O transporte pirata de passageiros também está sujeito a penalidades mais rígidas. A infração agora é considerada gravíssima, com multa R$1.149,24 e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista flagrado.
Relator de processo no Conselho de Ética diz que decisão do STF enfraquece Cunha
O relator do processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (PR-RO), disse que a decisão de hoje (5) do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o mandato parlamentar de Cunha e afastá-lo da presidência da Câmara vai enfraquecer a articulação do peemedebista no colegiado.
Cunha é investigado no Conselho de Ética por ter mentido sobre a posse de contas na Suíça em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, no ano passado.
Segundo Rogério, os prazos estabelecidos pelo conselho para o andamento do processo contra Cunha serão mantidos sem qualquer alteração. “O processo continua obedecendo os mesmos prazos, o que altera agora com a decisão é que vamos poder tocar o processo dentro dos prazos regimentais sem manobras e atropelos regimentais que parem a tramitação. Essa é mudança”, disse.
O relator tem até o dia 19 de maio para encerrar a instrução e ouvir as testemunhas da defesa. A partir daí, terá dez dias para apresentar seu parecer ao conselho para discussão e votação. “Vou fazer todo o esforço para concluir o parecer antes dos dez dias para que ele seja votado até o dia 2 de junho”, adiantou.
De acordo com Marcos Rogério, a decisão do Supremo restabelece a ordem nos trabalhos da Câmara. Apesar disso, o parlamentar considera que houve uma interferência do Judiciário no Legislativo, motivada pelo comportamento adotado pelo deputado Eduardo Cunha e dos seus aliados na Casa. Segundo Rogério, se não fosse o comportamento “intempestivo e ilegal” de Cunha o STF não teria tomado a decisão de suspender seu mandato.
Comissão do Impeachment vota hoje parecer pela admissibilidade do processo
A visitação ao Senado estará suspensa nesta sexta-feira (6), quando a Comissão Especial do Impeachment fará a votação do relatório do senador Antonio Anastasia favorável à admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff.
Para evitar qualquer tipo de perturbação e manifestações que possam constranger os senadores, o acesso à Casa estará permitido apenas a pessoas devidamente credenciadas e portando crachás, como assessores, funcionários e jornalistas. A imprensa não precisará de credencial especial, mas usará a emitida regularmente pela Polícia Legislativa.
A reunião de votação do parecer deverá começar às 10h com os encaminhamentos dos líderes partidários, que terão direito a 5 minutos para defender uma posição e orientar seus partidos ou blocos partidários. Ao todo, são cerca de dez líderes que terão direito à palavra para encaminhamento.
Em seguida, será iniciada a votação do relatório pelo painel eletrônico da sala onde funciona a Comissão de Constituição e Justiça. Votado o relatório do senador Anastasia, se ele for aprovado, o voto em separado apresentado ontem pela base governista será automaticamente considerado rejeitado.
A expectativa é de que a reunião da comissão prossiga até o começo ou o meio da tarde. Depois disso, a decisão será publicada no Diário do Senado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já anunciou que fará a leitura da decisão da comissão, em plenário, na próxima segunda-feira (9). Se o relatório de Anastasia for aprovado, Renan terá 48 horas após a leitura para marcar a votação no plenário do Senado.
Empregador doméstico tem até hoje para pagar guia do eSocial
Termina hoje (6) o prazo para o empregador doméstico fazer o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) de abril, que reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que precisam ser recolhidas.
O vencimento é sempre no dia 7 de cada mês, mas como no mês de maio a data cai em fim de semana o pagamento deve ser antecipado em função do expediente bancário.
Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. O Simples Doméstico é o regime instituído por lei que unificou o pagamento dos tributos e dos encargos trabalhistas e previdenciários que devem ser recolhidos pelos empregadores domésticos.
Uma série de Perguntas e Respostas sobre o Simples Doméstico pode ser encontrada no site do eSocial.
Oficina discute características para sucesso no empreendedorismo
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento
Fotografia: Gildo Bento
O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI) realizou, na manhã desta quinta-feira, 5, a 'Oficina Ser e Empreender', em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento aconteceu na sede do Previ, voltado aos aposentados e pensionistas da municipalidade, e discutiu as características que definem o sucesso no empreendedorismo.
De acordo com a assistente do social do instituto, Dorisângela Lima, a ação também pretendeu enfatizar que pequenas iniciativas podem alcançar resultados expressivos. “Pequenas iniciativas podem representar conquistas na vida das pessoas, uma vez que permitem a ocupação do tempo livre, complementam a renda e promovem satisfação”, disse.
Ainda segundo a assistente social, a ideia é despertar novas alternativas de vida ocupacionais e produtivas. “A partir do empreendedorismo, o público do Previ pode descobrir que o investimento em atividades comercias tem a possibilidade de transformar a ociosidade em retorno financeiro”, completou Dorisâgela.
A aposentada Aldaniza Medeiros participou da oficina e aprovou a ação. Ela é proprietária de uma academia há 20 anos e destacou a importância do Sebrae na consolidação dos investimentos em empreendedorismo. “O empreendedorismo já nasce com a gente. Mas com auxílio do Sebrae adquirimos mais segurança para os negócios”, declarou.
Mossoró se prepara para receber revezamento da Tocha
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Roberto Castro/ME/Brasil2016
Fotografia: Roberto Castro/ME/Brasil2016
Marcando os 30 dias para a passagem da Tocha Olímpica por Mossoró, a Prefeitura Municipal reúne entidades e setores públicos nesta sexta-feira, 6, a partir das 9h no auditório da Estação das Artes. O encontro, que tem o objetivo de integrar os envolvidos no evento do próximo dia 6 de junho, será mediado pelo prefeito Francisco José Júnior.
“A intenção é mostrar a todas essas pessoas como será o revezamento. É importante que os envolvidos neste evento estejam integrados para que tudo aconteça de forma organizada e dentro do que prevê o Comitê Olímpico”, explica Luiz Antônio Costa Reis, secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró.
Estão convidados igrejas, instituições de ensino, Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), Câmara Municipal de Mossoró (CMM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Social do Comércio (SESC), Correios Mossoró, Lions, Maçonaria, sindicatos, lideranças comunitárias, além de atletas locais.
O trajeto do inédito revezamento da Tocha Olímpica em Mossoró começa na Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel, e termina na Estação das Artes Elizeu Ventania, onde acontecerá festa promovida pelo Comitê Olímpico Rio 2016. Ao longo do percurso, que terá 12,5 km, serão 59 condutores entre atletas, artistas e anônimos.
Mossoró será a última das sete cidades do Rio Grande do Norte a receber o Fogo Olímpico. Antes, Natal, São José do Mipibu, Parnamirim, Lajes, Angicos e Assu também serão trajetória da chama. Após deixar o Estado, o destino será o Ceará. As Olimpíadas Rio 2016 acontecem entre 5 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos de 2012, em Londres, na Inglaterra.
quinta-feira, 5 de maio de 2016
UEI inicia Projeto Pequenos Leitores
Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento
Fotografia: Gildo Bento
A Unidade de Educação Infantil (UEI) Mário Negócio, bairro Abolição I, lançou, na manhã desta quinta-feira, 5, o Projeto Pequenos Leitores Contando e Encantando. A iniciativa contemplará as 109 crianças de 6 meses a 3 anos que são atendidas na unidade. O objetivo é fortalecer o processo de formação e aproximar esse público do universo da literatura.
Os professores irão realizar as atividades nas cinco turmas da unidade – dois maternais I, dois maternais II e um berçário – por meio da contação de histórias, músicas e artes cênicas. “Nossa proposta é ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, conhecendo gêneros diversos de leitura”, disse a coordenadora pedagógica da UEI, Yara Celi Moura.
Para Geilda Vicência, mãe de Geovana Vitória, de apenas 2 anos, o contato com a literatura permite o desenvolvimento das crianças. “O projeto que está sendo desenvolvido pela UEI Mário Negócio é importante, porque aperfeiçoa o processo de aprendizagem de nossas crianças”, declarou.
Serjane Lobato, escritora de literatura infantil, foi convidada pela unidade e expôs aos pais das crianças a contribuição da literatura na formação e crescimento das pessoas. “Se os pais incentivarem as crianças desde cedo ao hábito da leitura, os filhos serão bons leitores, irão falar melhor, escrever melhor e ter uma visão mais crítica do mundo”, frisou.
A diretora da Unidade de Educação Infantil, Phabrícia Nogueira, ressaltou que algumas mães serão parceiras da iniciativa. “Algumas mães vão interagir com as crianças, promovendo contação de histórias. Nossa equipe acredita que o aprendizado também pode ser promovido através do lúdico e da imaginação”, disse.
Município amplia Grupos de Combate ao Tabagismo
Fonte: Secom/PMM
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Autor: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira
Dando continuidade às ações de combate ao tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Neide, abriu mais um Grupo de Combate ao Tabagismo, no bairro Nova Vida, zona leste de Mossoró. Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e residentes multiprofissionais reúnem moradores da comunidade para tratar da necessidade de combater o tabagismo.
A primeira reunião, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4, e reuniu pessoas que querem abandonar o cigarro. Os encontros acontecerão durante quatro quartas-feiras, depois a cada 15 dias e posteriormente uma vez por mês. Os pacientes recebem instruções e compartilham experiências sobre o uso do cigarro e são orientados a deixar o vício e, a depender dos casos clínicos, procurar atendimento médico na UBS.
Segundo a enfermeira e preceptora da unidade, Francisca Vilmacir, o grupo segue os protocolos do Ministério da Saúde e a experiência tem sido exitosa. “Nós já formamos outros grupos com esse perfil para chamar a atenção da população sobre os malefícios do uso do cigarro”, afirma.
De acordo com o gerente executivo da Atenção Básica, Antônio Almeida, o objetivo é ampliar os grupos para outras unidades. “Diversas UBSs já possuem encontros regulares, com orientações e distribuição de medicamentos, de forma gratuita. É uma forma de ajudar a população a abandonar o vício e mostrar os benefícios de manter hábitos saudáveis”, conclui.
Paulinho da Força diz que Cunha está indignado com decisão de ministro do STF
O deputado federal Paulo Pereira (Paulinho da Força) (SD-SP) disse hoje (5) que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reagiu com indignação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, de afastá-lo do mandato de deputado federal e, em consequência, da presidência da Câmara. Paulo esteve na residência oficial da presidência da Câmara nesta manhã, após Cunha ter recebido a notificação do STF.
Cunha está na residência oficial com seus advogados e disse que vai apresentar recurso à decisão do ministro do Supremo. O deputado foi notificado por volta das 7:30 da manhã da decisão.
“Ele reagiu como todos nós, indignado”, disse Paulo Pereira. E completou “Na prática, é uma intervenção de um ministro do Supremo na Câmara. Ele cassou o mandato de um deputado com uma liminar. Por essa base, ele cassa mais 200, 300 deputados que têm processo no Supremo, então, precisamos avaliar isso depois do processo”, disse a jornalistas ao chegar, depois, ao Palácio do Juburu para se encontrar com o vice-presidente Michel Temer.
Desde o início da manhã de hoje, o vice-presidente se reúne com o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, cotado para integrar a equipe econômica de um eventual governo Temer, com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Mais tarde, chegaram ao Jaburu o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)) e o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
Com afastamento de Cunha, base aliada quer nulidade do impeachment
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavasky de afastar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado e da função de presidente da Casa legislativa servirá de argumento para que a bancada contrária ao impeachment de Dilma Rousseff peça a anulação da votação feita no dia 17 de abril, que aprovou a admissibilidade do processo. Já na avaliação da bancada da liderança do DEM, há suspeitas de que o afastamento de Cunha, sem o julgamento pelo plenário do STF, represente uma interferência do Judiciário no Legislativo.
Segundo o vice-líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP), a notícia do afastamento de Cunha por uma liminar foi boa, porém tardia. “Boa porque ele cometeu inúmeros crimes e claramente obstruía a investigação e o processamento desse crimes, mas também tardia porque ele não poderia ter presidido esse processo de impeachment motivado por vingança, retaliação ao não apoio da Dilma no Conselho de Ética, coisa que ele exigia dela para absolvê-la. Tardia porque o STF deveria ter afastado ele antes do processo, tendo em vista que ele moveu o processo de impeachment sem justa causa ou motivação”, disse ele.
“Isso macula ainda mais o processo de impeachment. Na minha opinião, o STF tem de levar às últimas consequências esse processo, anulando inclusive o processo de impeachment”, acrescentou. Na avaliação de Teixeira, os senadores têm de levar isso tudo em consideração e estancar o processo naquela Casa. “Eles precisam enxergar que esse processo teve motivação baseada em chantagem e vingança e, portanto, não podem prosseguir em um processo assim. Espero que os senadores entendam o que está acontecendo, sob pena de eles mancharem suas biografias”, acrescentou.
O líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), se disse surpreso pelo fato de a decisão ter sido apresentada na forma de liminar. “É uma decisão monocrática de um ministro, que deverá ser confirmada pelo pleno do STF. Estou surpreso porque o julgamento do pleno já estava pautado para hoje”, disse o deputado do DEM. Na avaliação de Pauderney Avelino, a suspensão do mandato de Cunha sem o julgamento pelo pleno pode ser considerada uma interferência do Judiciário no Legislativo: “devemos ter cautela e prudência para avaliar”, ponderou.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) contra argumentou Pauderney dizendo que medida liminar faz parte do ordenamento jurídico do país e existe justamente pelo seu caráter cautelar de evitar prejuízos ao interesse público. "Portanto a decisão é corretíssima. Tardou mas não falhou”, disse ele pouco antes de lamentar o fato de “a tropa de choque do Cunha estar totalmente ausente do plenário”.
Para Luiza Erundina (PSOL-SP), a liminar do ministro representa uma vitória da democracia. “Essa Casa precisa resgatar sua credibilidade”, disse a deputada, que criticou as consequências do processo de impeachment para o país. “Não dá para esperar que alguém que não teve voto popular queira ocupar a cadeira de presidente da República, tendo por base argumentos tão questionáveis. Isso se deu da forma mais mesquinha e conivente com o que há de mais retrógrado no país”, disse Erundina.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) corroborou a opinião de que a aprovação da admissibilidade do processo de impeachment na Câmara poderá ser revista pelo STF. “A decisão do Tribunal confirma a ilegitimilidade do processo que tenta cassar o mandato de Dilma. Não tenho nenhuma dúvida de que esse processo poderá ser revertido porque é evidente o abuso cometido na sua abertura. Tudo será analisado pelo STF. E vamos fazer toda a defesa da presidenta, tanto no Senado como na Justiça Brasileira”.
O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), também desqualificou a legitimidade do processo: "todos sabem que Cunha é o artífice e Temer é o fantoche. Não existe mais legitimidade no processo de impeachment".
Assinar:
Postagens (Atom)