quinta-feira, 7 de abril de 2016

Moradores das praias de São Cristóvão vão às ruas contra invasão de terras


Foto: Edilberto Barros

Caso já denunciado nesse blog em matéria veiculada no dia 15/03 (ver aqui), as invasões de terra nas praias de São Cristóvão, Redonda e Morro Pintado no município de Areia Branca continuam. No último domingo (3) os moradores dessas comunidades se organizaram em protestos para sensibilizar o poder público para a questão.

O potencial energético dessa região vem sendo discutido internacionalmente como uma fonte inesgotável de energia renovável, conforme noticiado aqui no último dia (15/03) - (ver aqui).

A empresa FACENE que ganhou um leilão de terras relacionado com partes das terras da antiga empresa agrícola Dunas, terras essas que foram a leilão por questões trabalhistas, alega que as terras adquiridas envolve toda a região, o que entra em discordância com a população local.

Com a ausência do poder público a empresa vem tomando posse de áreas, que segundo os moradores, são de herdeiros e da marinha. Existem relatos locais de intimidação através de ameaças aos moradores da região por parte de representantes da empresa.

Diante ao problema os moradores locais vem contando com o apoio de veranistas e associações como a SER-TÃO/UERN que tem uma vasta experiência em questões dessa natureza. Segundo Leopoldo Rebouças e Perboyre Vale, está sendo montado um dossiê com toda a documentação necessária para que seja encaminhado ao Ministério Público Federal e aos demais órgãos competentes.

A verdade é que se o potencial energético dessa região não for captado e canalizado pelo poder público em benefícios para as comunidades, o desenvolvimento poderá se transformar em tragédia e trazer ainda muitos transtornos para as milhares de famílias daquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário