quarta-feira, 27 de abril de 2016

Município realiza novo levantamento para monitorar Aedes

Fonte: Saulo Vale | Fotografia: Raul Pereira


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, iniciou esta semana o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), com objetivo de monitorar possíveis focos do mosquito, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Os agentes de endemias realizam vistorias em 20% dos imóveis do município para a pesquisa.

De acordo com Tereza Cristina, coordenadora dos agentes de endemias, o levantamento proporcionará ao município um novo Índice de Infestação Predial (IPP). A última pesquisa foi realizada em 2015 e apontou um IPP de 5,7% (o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%). Esse dado mede o percentual dos imóveis encontrados com criadouros e o número de imóveis pesquisados.

O levantamento acontece da seguinte forma: os agentes de endemias realizam vistorias nos imóveis e coletam larvas. As larvas são enviadas ao laboratório da Vigilância à Saúde para análise e pode ser positivo, caso a larva seja do mosquito Aedes aegypti, ou descartado, caso contrário. As análises positivas são inseridas no sistema do Ministério da Saúde para o cálculo do novo LIRAa. “Esse levantamento ajuda o município a intensificar as medidas de combate ao vetor, porque mostra a situação de cada bairro, em uma amostragem rápida. A partir desse dado, será possível ampliar as ações nas regiões com maiores índices”, acrescenta Tereza Cristina.

As atividades entorno do novo LIRAa serão concluídas até a próxima semana, quando o município divulgará o levantamento. São vistoriados mais de 25 mil imóveis em todos os bairros de Mossoró pelos agentes de endemias. Além de coletar as larvas, os profissionais também orientam a população a eliminar todos os recipientes que acumulem água e favoreçam a proliferação do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário