A Prefeitura Municipal de Mossoró iniciou nesta terça-feira, 26, a primeira etapa da Provinha Brasil, avaliação que pretende diagnosticar o aprendizado dos alunos do 2º ano do ensino fundamental em Matemática e Língua Portuguesa. As provas contemplam 1.730 alunos de 59 escolas da rede municipal de ensino.
No decorrer desta terça, será avaliado o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa. Amanhã, 27, será aplicada a prova de matemática. Conforme o Ministério da Educação, a prova é realizada no início e no fim do ano letivo para permitir a aferição do nível de aprendizagem.
Na Escola Municipal Professor Antônio Amorim, no bairro Aeroporto I, 39 alunos em duas turmas do 2º ano do fundamental (matutino e vespertino) estão aptos para a Provinha Brasil. Vitória Letícia, 7 anos, contou como se preparou para a prova. “Li o conteúdo que seria cobrado na prova e fiz algumas atividades para me preparar para a avaliação”, disse.
Sobre o período que antecedeu a avaliação, Vitória confessou que estava com medo. “Estava com medo da Provinha Brasil. Mas, assim que vi a prova, gostei da avaliação e me acalmei”, lembrou. Socorro Vitória, 8 anos, estava confiante no seu desempenho. “Gostei da prova. Acho que serei bem avaliada”, expressou.
Neide Carvalho, professora da escola, ressalta que, a partir dos resultados da Provinha Brasil, a unidade poderá traçar metas voltadas à superação de eventuais dificuldades que os alunos apresentarem nas disciplinas aferidas. “O objetivo é que os alunos sejam alfabetizados até os 8 anos. Por isso, a Provinha Brasil é fundamental, uma vez que permite avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e traçar metas para correção de possíveis deficiências”, disse.
Leila de Oliveira, professora do 2º ano/matutino na Escola Municipal Professor Antônio Amorim, classifica a prova como um mecanismo de suporte à Rede Municipal de Ensino. “Poderemos ver o nível de aprendizagem dos estudantes e planejar os avanços”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário