sexta-feira, 29 de abril de 2016

Feira de orgânicos integra programação do Meu Bairro Melhor

Fonte: Secom/PMM
Fotografia: Gildo Bento


Agricultores familiares mossoroenses que compõem o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável- PAIS, realizaram na tarde da quinta-feira, 28, a Feirinha de Orgânicos durante programação do Meu Bairro Melhor. Os produtos foram expostos e colocados para comercialização na tenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo- SEDAT, situada à praça José Uilton da Costa, no bairro Vingt Rosado.

Os consumidores de culturas cultivadas com ausência de agrotóxicos, fertilizantes ou outros produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente puderam adquirir diversos itens alimentícios como hortaliças, frutas, legumes e até carne de galinha caipira. A partir dessa edição, a feira integra as atividades do Meu Bairro Melhor de forma permanente, acontecendo toda quinta-feira.

A ação é promovida pela Secretaria Executiva de Agricultura em parceria com Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró- APROFAM com objetivo de levar a feira para dentro dos bairros.

“Essa feira já acontece todo sábado, ao lado do Museu Municipal Lauro da Escóssia, das 6h às 9h, além de outra existente na Maisa. Com isso, resolvemos ampliar ao Meu Bairro Melhor para que a população possa conhecer que no Município existe produtores orgânicos e podem ser consumidos alimentos sem nenhum tipo de agrotóxico”, reforçou Rafaela Borges, secretária executiva da Agricultura.

O atual presidente da Aprofam, Irailson Moisés, destacou a importância dessa ação. “Essa ação é boa porque nos dá mais oportunidade de mostrar a feira e os nossos produtos, assim a população fica sabendo que existe produto feito de maneira saudável e ecológico”, frisou.


“Achei ótima a ideia de trazer a feira para o bairro, para mim ficava difícil frequentá-la por causa da distância. Gostei dos preços e é importante saber que os alimentos são mais saudáveis”, declarou a moradora do Vingt Rosado, Elena Silveira.

Todos os agricultores que participam da feira possuem certificados emitidos pelo Ministério da Agricultura, do Governo Federal, onde atesta a procedência de qualidade dos produtos e a ausência de agrotóxicos. De acordo com Irailson, Mossoró foi o primeiro Município do Rio Grande do Norte a receber a certificação do Ministério e a terceira cidade do Brasil.

O PAIS é um projeto oriundo da parceria técnica entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte- SEBRAE, que possibilitam através de acompanhamento técnico, orientações e fortalecimento do agricultor familiar, o cultivo de orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário