quarta-feira, 6 de abril de 2016

Reunião define ações do programa Compra Direta



Diego Carvalho
Fotografia: Raul Pereira

O programa federal Compra Direta foi discutido em reunião na manhã desta terça-feira, 5, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo- SEDAT. A previsão é que a primeira etapa do programa seja executada a partir do próximo dia 19, fomentando o desenvolvimento da agricultura familiar de Mossoró.

Por meio de convênio entre o Governo Federal e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), o programa deverá investir este ano mais de R$ 303 mil na aquisição de produtos de 62 famílias da agricultura familiar que já estão cadastradas. Serão 53 instituições beneficiadas pela iniciativa – 32 escolas estaduais, 19 equipamentos sociais do Município e 2 entidades filantrópicas. Mamão, macaxeira, doces regionais, coentro, melancia, alface, cenoura, coco, milho e feijão estão entre os produtos que serão disponibilizados gratuitamente para os locais selecionados.

Na reunião, o titular da SEDAT, Renato Fernandes, recebeu representantes da Emater-RN, a secretária Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos de Mossoró, Rafaela Borges, e a gerente de Segurança Alimentar da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, Nadja Comaneci, para definir a atuação da Prefeitura durante as ações do programa. Na ocasião, ficou estabelecido que a administração municipal será responsável pela logística, oferecendo suporte de recursos humanos, veículos e estrutura para recebimento e distribuição dos produtos agrícolas, no Parque de Exposições Armando Buá, onde também é realizada a Feira do Bode.

“As compras serão feitas diretamente dos produtores locais e vão beneficiar a própria cidade. Estamos trabalhando para implementarmos 12 de semanas de atuação do programa, que contemplará equipamentos sociais de Mossoró e deverá se estender até o dia 5 de julho”, declarou Renato Fernandes, ressaltando que, em breve, a frota da Prefeitura vai ser reforçada com dois veículos com baús para refrigeração, o que facilitará as ações do executivo Municipal.

Cleiton Dantas, assistente de Extensão Rural da Emater-RN, enfatizou que serão disponibilizados ao Município duas balanças de 300 quilos e mais duas de 30 quilos para a pesagem dos produtos. “Considero o programa Compra Direta muito importante porque fomenta o desenvolvimento da agricultura familiar e abre um mercado para os produtores rurais. Além disso, é imprescindível destacar que a ação vai atender os equipamentos públicos e filantrópicos com produtos de qualidade”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário