Um grande surto das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypt vem tomando conta do País. Em Mossoró a situação não é diferente. Nos últimos dias foram registradas entradas que mais que dobraram a capacidade de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento - Upas da cidade.
Diante dessa realidade uma força tarefa foi determinada pelo Prefeito Francisco José Júnior que aumentou as equipes de atendimento e reabasteceu as farmácias para que as medicações não faltassem à população.
Estive essa noite na Upa do Santo Antônio e conversando com a médica que estava de plantão, Dra Ellen, ela explicou que como se tratava de um surto virótico a lotação das Upas infelizmente é uma realidade, como é na rede particular de saúde. E disse ainda que nas Upas todos que procuram o serviço são atendidos. Frisou que: "aos poucos o atendimento está voltando ao normal, mas que de uma hora para outra todos podem ser surpreendidos, pois não estamos lidando com uma situação rotineira, o importante é que a equipe está preparada para atender".
Pudemos comprovar a presença de quatro médicos plantonistas e de uma equipe reforçada para fazer o atendimento. O que segundo Dra Ellen quando o atendimento está normalizado não gera lotação dos corredores, como pudemos comprovar na foto a cima.
Ela disse que trabalha em Mossoró a muitos anos, mas nunca tinha visto uma gestão se preocupar tanto com a saúde como a atual. Que os problemas com a saúde pública é nacional e que Mossoró estava de parabéns, porque mesmo diante ao quadro nacional estava empreendendo todos os esforços para resolver esses problemas.
Os esforços da Prefeitura de Mossoró no combate à chicungunya, dengue e zyka não ficam somente no atendimento, por determinação do Prefeito um exército é mobilizado todos os dias, através dos agentes de edemias, para em campo fazer a prevenção.
Na educação medidas educativas e preventivas vem sendo adotadas. Como podemos ver o poder público municipal está seguindo à risca as determinações do Prefeito Francisco José Júnior. Mas isso não é o bastante, devemos cada um de nós adotarmos essa batalha e fazermos nossa parte em nossas residências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário